PMA procura grupo flagrado praticando pesca ilegal na Laje de Santos em SP – Portal Pesca Amadora Esportiva PMA procura grupo flagrado praticando pesca ilegal na Laje de Santos em SP | PMA procura grupo flagrado praticando pesca ilegal na Laje de Santos em SP – Portal Pesca Amadora Esportiva

PMA procura grupo flagrado praticando pesca ilegal na Laje de Santos em SP

Policiais militares ambientais e fiscais da Fundação Florestal estão à procura de um grupo que foi flagrado por mergulhadores praticando caça submarina no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, a quase 40 quilômetros da costa de São Paulo. O crime ambiental ocorreu no sábado (5).

As imagens feitas por mergulhadores que  visitam o parque flagraram quando os ocupantes da lancha M&P IV praticavam caça submarina no local embarcava peixes abatidos na área do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos (SP).

O grupo informou a unidade de fiscalização que acompanhava um grupo de mergulhadores credenciados, que somente iriam aproveitar o dia quente e ensolarado, porém, as imagens mostram ao menos dois homens levando peixes até a embarcação.

Após ser repreendido e alertado sobre a prática ilegal, passível de multa e prisão, o grupo conseguiu fugir e não foi mais localizado. O flagrante ocorreu na última semana, mas foi divulgado nesta terça-feira (7) pelas autoridades ambientais.

A Laje de Santos é uma unidade de conservação e possui uma área de 50 milhões de metros quadrados onde é proibido qualquer tipo de pesca. O local é explorado por pesquisadores, mediante autorização, e por mergulhadores por meio do turismo sustentável, já que é um dos principais pontos de fotografia submarina do país.

A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) não conseguiu identificar a procedência da embarcação pelo nome, único meio possível de averiguação já que a numeração de registro não aparece nas imagens.

Desde o ocorrido, equipes da Companhia Marítima da PM Ambiental tentam localizar a lancha, de aproximadamente 10 metros de comprimento.

A Polícia Ambiental pede que as pessoas façam denúncias, mesmo que anônimas, para o telefone (13) 3348-4780. Por meio de nota, a Fundação Florestal, responsável pelo parque, afirma que ainda trabalha para identificar os envolvidos, que vão responder pelo crime ambiental na Justiça e ainda terão que pagar multa.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato