Últimas Notícias

Nova espécie de peixe é descoberta no Rio Preguiças e Rio Munim no Maranhão

Uma nova espécie de peixe foi encontrada dentro da área do Parque Nacional de Lençóis Maranhenses. A descoberta foi publicada recentemente na revista ZooKeys, em um artigo científico descrevendo a nova espécie de peixe, demoninada Hyphessobrycon piorskii. A espécie é endêmica sendo encontrada apenas entre o rio Preguiças e o rio Munim, ambos no estado do Maranhão.

O Parque é a única unidade de conservação de proteção integral na área de ocorrência da espécie. As atividades de campo da pesquisa foram autorizadas no SISBIO e tiveram apoio logístico do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O nome da espécie homenageia o professor, doutor Nivaldo Magalhães Piorski, pela sua contribuição no conhecimento ictiológico do estado do Maranhão. O professor Nivaldo, inclusive, participou da elaboração do Plano de Manejo do Parque de Lençóis Maranhenses em 2002.

As medidas e contagens foram feitas de acordo com Fink e Weitzman (1974), com exceção das linhas da escala abaixo da linha lateral, que foram contadas para a inserção da nadadeira pélvica. Linhas de escala horizontal entre a origem da nadadeira dorsal e a linha lateral não incluem a escala da série anterior mediana situada logo antes do primeiro raio da nadadeira dorsal. Contagens de supraneural, vértebras, raios caudais procurrent, raios de nadadeira dorsal e anal não ramificados, raios branquiostálgicos, ravinas, dentes pré-maxilares, maxilares e dentarios foram retirados somente de paratipos claros e manchados (C & S), preparados de acordo com Taylor e Van Dyke (1985).

O autor do artigo é o mestrando do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação da Universidade Federal do Maranhão Erik Cristofore Guimarães.

Comunicação ICMBio


Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato