Últimas Notícias

PMA flagra pesca subaquática ilegal e multa infrator em R$ 2.180 Mil no Rio Paraná (SP)

Durante patrulhamento náutico realizado nesse sábado (23) pela Polícia Militar Ambiental no Rio Paraná em Paulicéia (SP), um infrator foi flagrado com 74 quilos de peixes da espécie pintado que apresentavam marcas de perfuração de arbalete, que é utilizado na modalidade de pesca subaquática.

O flagrante ocorreu nas proximidades da rampa do antigo porto, onde os policiais avistaram a retirada de uma embarcação nos fundos de uma estrada que dá acesso aos ranchos e, devido à atitude suspeita, realizaram a abordagem.

Segundo a polícia, o homem de 40 anos informou ter praticado a pesca subaquática com uso de arbalete no Rio Paraná em companhia de um ribeirinho da região do distrito de Campinal, que fica em Presidente Epitácio (SP). Ele alegou que comprou os peixes de outros pescadores e deslocou-se sozinho até o local da abordagem, mas os policiais verificaram que todos os peixes estavam com marcas de perfuração pelo uso do petrecho.

Diante do flagrante, foi lavrado contra o homem um auto de infração ambiental por pescar mediante a utilização de petrecho não permitido, com uma multa no valor de R$ 2.180.

Além dos peixes, todos os materiais que estavam com o homem, uma roupa de mergulho, uma máscara de mergulho, dois arbaletes, três nadadeiras e um snorkel também foram apreendidos. O barco e o motor ficaram com o infrator como fiel depositário. Já os peixes, após um laudo veterinário, foram doados ao Núcleo de Apoio ao Paciente com Câncer (Napac), de Panorama (SP), e ao Grupo de Apoio Voluntário de Combate ao Câncer de Paulicéia (SP) (Gravoccap).

A ocorrência será apresentada à Polícia Federal por se tratar de rio da União e por, em tese, ter infringido o artigo 34 da lei federal 9.605/98, que trata sobre crimes ambientais.


Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato