Últimas Notícias

Sema apreende 91 kg de pescado ilegal no rio Culuene em MT

Fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) fizeram a apreensão de 91 kg de pescado irregular, apetrechos de pesca proibidos e duas armas de fogo em dois municípios do Estado. A operação foi realizada em parceria com o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMPA) e a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema).

A primeira captura foi realizada na quinta-feira (14), durante patrulhamento nas √°guas do Rio Manso, onde os fiscais flagraram um pescador com 60 exemplares de peixes das esp√©cies: piraputanga, curimbat√°s e ja√ļs, que estavam abaixo da medida permitida, e que foram soltos novamente na √°gua. Al√©m disso, a equipe fez a retirada de 70 cevas fixas e confiscou uma arma calibre 20, tr√™s tarraf√Ķes e uma rede de pesca. O infrator foi encaminhado para a Delegacia de Pol√≠cia Civil de Chapada dos Guimar√£es.

Já a segunda apreensão ocorreu nessa sexta-feira (15), no Rio Culuene, em Canarana (a 838 km de Cuiabá), no qual foram apreendidos 91 Kg de pescado das seguintes espécies: cachara, corvina, matrinchã, pacu prata e cachorra. Também foi confiscada uma arma calibre 38, uma rede, uma tarrafa e um freezer. Duas pessoas foram conduzidas à delegacia de Polícia Civil de Canarana.

Conforme o coordenador de Fiscaliza√ß√£o de Fauna da Sema, J√ļlio Reiners, a irregularidade nas duas apreens√Ķes se deu por conta do uso de materiais ilegais, pela falta de medida dos peixes, e por pesca acima da cota permitida. ‚ÄúN√£o √© permitido a captura de pescado abaixo do tamanho permitido por lei. O uso de redes, tarrafas e cevas fixas, tamb√©m s√£o pr√°ticas ilegais‚ÄĚ, informa.

As duas apreens√Ķes resultaram em multa de aproximadamente R$ 11.580,00. Os infratores devem responder por crime ambiental e porte ilegal de arma de fogo.

Governo de Mato Grosso


Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato