Pesca predatória ameaça Lagoa Encantada no Rio Pipito em Ilhéus (BA) – Portal Pesca Amadora Esportiva Pesca predatória ameaça Lagoa Encantada no Rio Pipito em Ilhéus (BA) | Pesca predatória ameaça Lagoa Encantada no Rio Pipito em Ilhéus (BA) – Portal Pesca Amadora Esportiva

Pesca predatória ameaça Lagoa Encantada no Rio Pipito em Ilhéus (BA)

Segundo denúncia de moradores da região, pescadores profissionais estariam praticando pesca predatória na Lagoa Encantada no Rio Pipito, em Ilhéus (BA).

Os infratores estariam utilizando redes de malha 30, o que não é permitido pela legislação e capturando peixes da espécie pirarucu ainda juvenis, com peso inferior a 500 gramas  e comercializando a R$ 10,00 o quilo.

O fato foi relatado à Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA) que disse que o caso será analisado e providências serão tomadas para coibir esse tipo de crime.

O pirarucu é um peixe em extinção em sua bacia e tem a pesca proibida em todo o estado do Amazonas. Em regiões onde foi introduzido, é considerado peixe exótico e pode ser capturado, desde que respeitadas as regras conforme a lei em vigor.

Segundo divulgou o Blog do Gusmão, a Lagoa Encantada tem características propícias para a exploração do turismo ambiental e da pesca esportiva, mas que essas atividades não são exploradas adequadamente, sendo que ribeirinhos sem alternativa econômica e educação ambiental, partem para a pesca predatória, o que pode causar a extinção local de alguns peixes comuns ao ecossistema da Lagoa Encantada.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato