Sema apreende 80 kg de pescado irregular e 1.000 metros de redes na Baía de Siá Mariana (MT) – Portal Pesca Amadora Esportiva Sema apreende 80 kg de pescado irregular e 1.000 metros de redes na Baía de Siá Mariana (MT) | Sema apreende 80 kg de pescado irregular e 1.000 metros de redes na Baía de Siá Mariana (MT) – Portal Pesca Amadora Esportiva

Sema apreende 80 kg de pescado irregular e 1.000 metros de redes na Baía de Siá Mariana (MT)

Durante uma operação realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) na madrugada dessa sexta-feira (20), cerca de mil metros de rede e 80 quilos de pescado irregular das espécies cachara e pintado foram apreendidos na Baía de Siá Mariana, no Ribeirão Mutum em Barão de Melgaço (MT).

Além da rede e do pescado, a Sema também apreendeu um barco e um motor de popa 40 Hp. Por se tratar de um berçário para reprodução dos peixes, os fiscais estimam que os infratores iriam retirar mais de 150 indivíduos da baía utilizando apetrechos de pesca predatória. Os suspeitos fugiram do local.

Os itens apreendidos foram encaminhados para a Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) para investigação. A expectativa é que a polícia identifique o proprietário do barco e do motor para que os infratores sejam responsabilizados.

Regras da pesca
Embora esteja fora do período de defeso da piracema estadual, os pescadores profissionais e amadores precisam seguir algumas regras determinadas pela Lei Estadual nº 9.096/2009. Ela estabelece a proibição para uso de apetrechos de pesca como: tarrafa, rede, espinhel, cercado, covo, pari, fisga, gancho, garateia pelo processo de lambada, substâncias explosivas ou tóxicas, equipamento sonoro, elétrico ou luminoso.

As medidas mínimas dos peixes constam na carteira de pesca do Estado e algumas delas são: piraputanga (30 cm), curimbatá e piavuçu (38 cm), pacu (45 cm), barbado (60 cm), cachara (80 cm), pintado (85 cm) e jaú (95 cm).

Denúncias
O cidadão pode denunciar a pesca predatória e outros crimes ambientais à Ouvidoria Setorial da Sema: 0800-65-3838/ou via WhatsApp no (65) 99281-4144. Outros telefones para informações e denúncias: (65) 3613-7394 (Setor Pesca), nas unidades regionais da Sema ou aplicativo MT Cidadão.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato