Últimas Notícias

PMA apreende material de caça e pesca e 189 kg de pescado ilegal em Aquidauana (MS)

Durante fiscaliza√ß√£o realizada por Policiais Militares Ambientais de Aquidauana (MS) na rodovia MS 170, nas proximidades da fazenda Jatob√°,¬† dois infratores foram presos por porte ilegal de arma e muni√ß√Ķes, ca√ßa e pesca ilegais e tentativa de homic√≠dio contra os Policiais nesse s√°bado (18).

Segundo os Policiais, os infratores que estavam em um veículo VW saveiro não atenderam a sinalização de parada para a abordagem. O motorista diminuiu a velocidade como se fosse parar, porém, de repente lançou o veículo contra os Policiais. O Policial da segurança da abordagem efetuou disparos nos pneus do veículo, mesmo assim, o motorista continuou em fuga. Depois de perseguição, a equipe conseguiu prender dois elementos que estavam no carro, especialmente, devido a avaria dos pneus.

No saveiro estavam o motorista de 33 anos e um acompanhante de 30 anos, ambos residentes em Aquidauana (MS), que retornavam de uma caçada e pescaria ilegais.

Al√©m do ve√≠culo, foram apreendidos um rifle calibre 22, com quatro muni√ß√Ķes, 4 kg de carne de jacar√© e 28 kg de carne de dois animais silvestres da esp√©cie queixada, tr√™s redes de pesca e um tarraf√£o (petrechos ilegais de pesca), utilizados na captura de 189 kg de pescado das esp√©cies pintado, cachara e dourado, que tamb√©m foram apreendidos no ve√≠culo.

Os infratores confessaram que estavam praticando pesca e ca√ßa ilegais no rio Aquidauana, na regi√£o do Portinho e que venderiam o produto do crime e dividiram os lucros. Uma equipe da PMA foi ao local e apreendeu mais duas embarca√ß√Ķes e dois motores de popa, utilizados no crime.

Os criminosos receberam voz de prisão e foram encaminhados, juntamente com o material apreendido, à delegacia de Polícia Civil de Aquidauana, onde eles foram autuados em flagrante por vários crimes. O motorista porfoi autuado por por caça, pesca predatória, porte ilegal de arma e pela tentativa de homicídio contra os Policiais, já o acompanhante, foi autuado por por caça e pesca predatória.

O motorista permaneceu preso sem direito de pagamento de fiança e permanecerá preso até decisão da justiça, o acompanhante foi liberado após pagar fiança.

O infrator condutor do ve√≠culo tamb√©m foi autuado administrativamente pelas infra√ß√Ķes ambientais e foi multado em R$ 9.800,00 e o acompanhante em R$ 3.900,00. O pescado ser√° doado para institui√ß√Ķes filantr√≥picas do munic√≠pio.

As penas para os crimes de caça ilegal  varia de seis meses a um ano de detenção. Para a Pesca predatória a pena varia de um a três anos de detenção. Porte ilegal de arma a pena varia de dois a quatro anos de reclusão e tentativa de homicídio, de seis a 20 anos de reclusão.


Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato