Últimas Notícias

Barco de turismo de pesca vira e deixa um pescador morto em Itanhaém (SP)

Um barco de turismo de pesca com 15 pessoas a bordo foi atingida por ondas de cerca de 1,5 metro e virou quando chegava a orla da praia em Itanhaém (SP) nesse domingo (16).

O emborcamento do barco Pampo IV ocorreu na navega√ß√£o para entrar na barra do munic√≠pio, do oceano para o Rio Itanha√©m. A embarca√ß√£o, de cerca de 15 metros de comprimento, havia sido alugada por um grupo de 13 amigos de S√£o Paulo para uma pescaria na regi√£o da Ilha da Queimada Grande, a 35 quil√īmetros da costa.

Segundo informou o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu depois das 10h, justamente no retorno da viagem. O mar agitado fez com que o pesqueiro de madeira virasse, jogando os turistas e os dois tripulantes no mar. A maior parte deles utilizava colete salva-vidas no momento do acidente que deixou um homem morto e outros sete feridos.

Tripulantes de outras tr√™s embarca√ß√Ķes e banhistas na orla da cidade acionaram as equipes dos bombeiros, que mobilizaram botes e o helic√≥ptero √Āguia, da Pol√≠cia Militar, para o trabalho de busca e resgate. As v√≠timas, assim que localizadas, eram levadas √† praia e, dependendo do quadro de sa√ļde, encaminhadas ao hospital.

Com ferimentos e princ√≠pio de hipotermia, sete homens foram atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itanha√©m, ap√≥s serem levados por viaturas do Resgate e do Servi√ßo de Atendimento M√≥vel de Urg√™ncia (Samu). Outros sete estavam em boas condi√ß√Ķes de sa√ļde, apesar de assustados com toda a situa√ß√£o.

O pescador Anderson Rog√©rio da Silva Leit√£o, de 39 anos, foi o √ļnico n√£o ser encontrado vivo. A princ√≠pio, os bombeiros foram informados de que ele estava dormindo dentro do barco. Outros colegas, por√©m, disseram que viram quando ele caiu no mar. O corpo foi encontrado sem colete salva-vidas. Destro√ßos ficaram espalhados na praia.

A embarcação é procedente da Marina Almar, do bairro Umuruama. A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), órgão da Marinha do Brasil, informou que apura causas e responsabilidades sobre o ocorrido. A Autoridade Marítima disse que o barco tinha lotação máxima, mas ainda apura se estava em condição regular.

O corpo de Anderson foi encaminhado para o Instituto M√©dico Legal (IML) de Praia Grande (SP). Todas as v√≠timas atendidas no hospital foram liberadas durante a manh√£. O grupo de pescadores retornou √† capital paulista, por meio de um √īnibus fretado, logo ap√≥s prestar esclarecimento √† pol√≠cia no local.


Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato