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Carretilhas

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A carretilha é considerada melhor que o molinete nos trabalhos com vara e isca, mas seu manejo exige um pouco mais de experiência. Depois da prática, as vantagens da carretilha são arremessos mais longos e precisos, maior controle das iscas e maior força de tração no momento da briga com o peixe. Por outro lado, as carretilhas formam cabeleiras (para os iniciantes), são mais difíceis para arremessos com iscas leves e pior ainda quando forem contra o vento.


carretilha1Lançamento (perfil baixo):

São equipamentos fisicamente pequenos, utilizados para pesca de arremesso. São mais completos em recursos para o pescador, oferecem muito controle e precisão nos arremessos, possuem maior capacidade de tração, não torcem a linha, são mais leves, estéticos e práticos.

carretilha2Trolling (perfil alto):

S√£o carretilhas de grande porte com super capacidade de armazenamento de linha, s√£o pesadas e disp√Ķem de muito pouco recurso ( por√©m precisos ), n√£o servem para arremesso e possuem uma capacidade de tra√ß√£o extremamente alta.


carretilha3Fly:

São instrumentos utilizados somente nesta modalidade, servindo somente como depósito de linha, auxiliando muito pouco no exercício da pesca, os recursos são precários.

 

CLASSIFICAÇÃO DAS CARRETILHAS

TIPO LINHAS
LEVE
linhas de 0.14 a 0.20 mm (3/6 lb)
M√ČDIA
linhas de 0.23 a 0.37 mm (8/20 lb)
PESADA
linhas de 0.40 a 0.62 mm (25/48 lb)
EXTRA-PESADA
acima de 0.62 mm (48 lb)(usada em pesca oce√Ęnica)

COMPONENTES DA CARRETILHA

freios-magneticosFreios mec√Ęnicos ou magn√©ticos:¬†As carretilhas s√£o dotadas de freios mec√Ęnicos ou magn√©ticos, que tem por finalidade evitar a forma√ß√£o de cabeleira.

Para uma boa regulagem do freio, deve-se segurar a vara na horizontal, liberar gradativamente o freio, com a carretilha destravada, até que a isca artificial ou o conjunto, chumbo e isca natural, desça lentamente. Este é o ponto ideal de arremesso.

gear-ratioGear ratio:¬†A express√£o em ingl√™s “Gear ratio ” indica a rela√ß√£o de recolhimento.

Exemplo: Se sua carretilha vier com a nomenclatura Gear 6.3:1 Рindica que para cada volta que você da na manivela são dadas 6,3 voltas no carretel.

Essa relação é muito importante quando se pesca com iscas artificias, especialmente as de arrasto como hélices e jigs.

rolamentos-carretilhaRolamentos:¬†A express√£o em ingl√™s “Ball bearing ” indica ser uma carretilha com rolamentos. Dependendo do modelo, eles podem tamb√©m ser blindados ou marinizados. Hoje em dia as empresas trabalham para aperfei√ßoar e garantir a vida √ļtil dos rolamentos em qualquer situa√ß√£o de pesca se ja em √°gua salgada ou doce. Quanto mais rolamentos, melhor a carretilha.

DICAS IMPORTANTES PARA UM MELHOR DESEMPENHO

Colocando a linha:¬†A coloca√ß√£o da linha em uma carretilha deve ser feita com o carretel colocado frontalmente, de forma que gire enquanto estiver abastecendo a carretilha. Desta maneira evitam-se tor√ß√Ķes na linha. Tome cuidado para n√£o ench√™-lo demais ou de menos, respeitando um espa√ßo de 1,5m at√© a borda do carretel. Coloque linha, de prefer√™ncia, conforme as especifica√ß√Ķes da linha utilizada. Nunca utilize uma linha fora da especifica√ß√£o da sua carretilha.

freio-carretilhaRegulando o freio: Para se arremessar com carretilhas, com o equipamento já montado, execute a regulagem de freio. Isto é feito usando o botão de sintonia fina, de maneira que ao balançar a vara, a linha com a isca ou o peso desça suavemente.

Repita¬†esse procedimento toda vez que for trocar de isca, o peso de uma determinada isca para a outra, interfere na regulagem e pode causar a forma√ß√£o de cabeleiras ou diminuir o desempenho de dist√Ęncia do arremesso.

friccao-carretilhaRegulando a fricção: Tanto para molinetes, carretilhas ou spincasts, o sistema de fricção normalmente é o mesmo. Um dispositivo de regulagem do carretel permite liberar as linhas com a pressão desejada. Sua necessidade se deve a evitar excessos tanto de resistência como quanto a de liberdade para os peixes.

Com a linha mais solta, os peixes têm facilidade de levar muita linha e enroscá-la ou tomar muita linha de seu carretel. Ainda se estiver muito fechada, pode romper logo nas primeiras corridas. Essa pressão precisa variar de acordo com a linha e modalidade de pescaria que você estiver fazendo.

Um aspecto bastante importante √© que a regulagem da fric√ß√£o deve ser feita a ¬ľ de resist√™ncia da linha usada ou da vara (quando esta for de resist√™ncia menor que a linha). Exemplo: se voc√™ abasteceu a sua carretilha com linha de 12 libras de resist√™ncia, o seu ajuste dever√° ser de 3 libras.

Para executar esse ajuste, monte seu conjunto vara, carretilha e a linha passada, coloque uma balança na ponta da linha e aplique pressão na vara. Ela deverá acusar as 3 libras quando começar a soltar linha e, caso a marcação seja inferior, girar a estrela junto à manivela até atingir as 3 libras. Caso marque a maior, girar a estrela no sentido oposto de forma a soltar mais fricção para atingir as 3 libras desejadas. Para conversão de libras em quilos multiplique o valor em libras por 0,4536.

A regulagem da fric√ß√£o, al√©m de proporcionar maior emo√ß√£o na hora da pescaria (por proporcionar uma briga mais justa com o peixe), ainda garante uma maior vida √ļtil do equipamento, pois as engrenagens n√£o estar√£o sendo danificadas.

arremesso-carretilhaArremessando com sua carretilha: Para executar o arremesso você deve liberar o carretel acionando o botão do lado direito, ou o auto cast, quando a carretilha for dotada deste recurso. Use o polegar para manter o carretel preso. Ao arremessar, alivie a pressão do polegar permitindo que o carretel gire e libere a linha, continuando o movimento.

Importante: no momento que a isca toca na √°gua ou chegar ao alvo desejado, exer√ßa press√£o novamente com o polegar, n√£o permitindo que o carretel continue girando, evitando, desta forma, as famosas “cabeleiras”.

cabeleiraComo fazer para evitar a cabeleira:¬†Faz-se necess√°rio aprender a regular a carretilha, antes do uso. Primeiramente, a “roseta” (que fica logo abaixo da manivela) √© o regulador da fric√ß√£o e atrav√©s dele se permite que a linha possa ser liberada sem risca de partir na luta com o peixe.

Para quem est√° iniciando, √© melhor usar o m√°ximo de regulagem do freio. No caso do freio magn√©tico, quanto mais perto do n√ļmero maior (ascendente), mais ele restringir√° a sa√≠da de linha, ou seja, o arremesso ser√° mais curto. Mas, isto minimizar√° o efeito do carretel girar mais r√°pido na sa√≠da da linha. No caso do freio centr√≠fugo, √© s√≥ abrir totalmente os pinos que o efeito ser√° o mesmo.

arremesso1O bot√£o deslocado, abaixo da “roseta”, √© o de sintonia fina. Ele tem muita influ√™ncia em rela√ß√£o ao peso da isca a ser lan√ßada, pois se estiver muito aberto (sentido-hor√°rio), muito provavelmente ocorrer√° “cabeleira” em um¬†arremesso, independente da regulagem do freio.

Isso ocorrerá porque o carretel irá rodar mais rápido que a saída de linha; se você deixar muito fechado, você inibe a saída de linha e em alguns casos, a isca não é arremessada.

arremesso2Para regular este bot√£o corretamente, com a carretilha armada na vara, coloca-se esta numa posi√ß√£o de 45¬ļ com o peso pr√≥ximo ao tip top (√ļltimo passador, na ponta da vara). A√≠, fecha-se o bot√£o da sintonia fina (sentido hor√°rio) e destrava-se o carretel. O peso n√£o descer√°.

Começa-se a soltar aos poucos a sintonia fiana (sentido anti-horário) até que o peso inicie a descida. Tenha cuidado nessa regulagem, se você soltar demais, o peso descerá abruptamente, quando a regulagem é feita com cuidado, o peso descerá suave e você poderá observar o equilibrio ideal.

arremesso3Simultaneamente, deve-se aprender a utilizar o “ded√£o”, experimentando frear o carretel a cada lan√ßamento, de tal forma que se torne autom√°tica a posi√ß√£o do dedo bem pr√≥ximo (o suficiente para sentir a linha saindo) do carretel. Ap√≥s algum tempo de treino, j√° ser√° poss√≠vel liberar o freio mais um pouco.

No primeiro caso, ajustando para um ou dois n√ļmeros inferiores, e no outro, recolhendo dois pinos. Isto at√© que se consiga efetuar arremessos com a regulagem entre os n√ļmeros 3 e 5 (no caso do freio magn√©tico) e dois pinos abertos (no caso do freio centr√≠fugo).

Algumas carretilhas, como as de modelo “tambor” (Abu Garcia, s√©rie Ambassadeur, por exemplo), v√™m somente com dois pinos no freio centr√≠fugo, que geralmente n√£o permitem regulagem. Nessa hip√≥tese, a √ļnica solu√ß√£o √© o ajuste atrav√©s da “sintonia fina” e do controle do “ded√£o”.

dicas-de-manutencao-de-carretilhas

Cuidados de manuten√ß√£o:¬†Alguns cuidados de manuten√ß√£o s√£o importantes para o bom funcionamento de sua carretilha. Ap√≥s us√°-la, trave a fric√ß√£o e lave-a em √°gua corrente, usando uma escova macia, com aten√ß√£o para o guia fio e manivela, locais onde pode acumular sujeira como barro ou areia. Ap√≥s sec√°-la, lubrifique-a com uma gota de √≥leo fino espec√≠fico para carretilhas ou do tipo “Singer”, observando que em alguns pontos voc√™ dever√° usar um pouco de graxa de¬†“consist√™ncia fina”. Repita essa a√ß√£o ap√≥s cada pescaria para prolongar a vida √ļtil da sua carretilha.

Nunca utilize graxa espessa ou grafite, esse tipo de produto endurece e trava o equipamento. Se for necessário uma manutenção mais detalhada, use a vista explodida da sua carretilha para identificar os pontos de abertura, caso não sinta segurança em fazer, procure um profissional de manutenção.


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