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Dicas de Segurança

Antes de sair para navegar, tenha certeza de que todos os procedimentos e cuidados em rela√ß√£o a mec√Ęnica e bom desempenho do barco foram tomadas. A sua seguran√ßa e a dos passageiros a bordo s√£o prioridades, a divers√£o fica em segundo plano. Confira algumas dicas da N√°utica sobre seguran√ßa a bordo.

dicas-segurancaRegra n√ļmero 1: nunca ‚ÄĒ jamais! ‚ÄĒ pilote ou deixe algu√©m pilotar sua lancha (ou jet, ou veleiro, tanto faz) sem ter habilita√ß√£o para isso. Barcos s√£o bens preciosos, e a vida de quem est√° a bordo ou nos outros barcos, ent√£o, nem se fala.

Também ao puxar um barco a reboque, lembre-se de que o conjunto de carro com carreta precisa de duas vezes mais espaço para frear do que um automóvel convencional. Dirija, portanto, com baixa velocidade e muita prudência.

A bordo de qualquer barco, é obrigatório ter, pelo menos, um colete salva-vidas para cada passageiro. Ninguém precisa vesti-los, mas eles devem ficar guardados em lugar de fácil acesso. E todos os passageiros devem saber onde encontrá-los.

Dicas de Segurança na Navegação

Jamais exceda a capacidade de passageiros do seu barco. Mais vale deixar um amigo fora do passeio do que colocar a vida dele (e a de todos a bordo!) em risco. Se não souber ao certo quantas pessoas o seu barco está capacitado a levar, adote o critério de uma pessoa para cada metro de comprimento do casco.

Troque os rolamentos das rodas do reboque uma vez por ano e examine-os a cada seis meses. Como as carretas costumam entrar na água para receber os barcos, seus rolamentos estragam rápido e isso pode até fazer a roda cair no meio da estrada!

dicas-seguranca-05N√£o √© m√° ideia vestir as crian√ßas pequenas com coletes salva-vidas, mesmo se elas n√£o forem ficar a bordo. √Č que, em barcos, sempre h√° o risco de cair na √°gua seja por manobras bruscas ou por falta de cuidados e nesses casos, nem toda crian√ßa sabe nadar ou boiar. D√™ prefer√™ncia aos coletes homologados pela Marinha.

Quem tem crianças pequenas ou animais de estimação a bordo deve considerar colocar uma rede de proteção no guarda-mancebo do barco. Ela impede que seres pequenos escorreguem e passem involuntariamente por baixo dele.

Respeite os limites de navega√ß√£o do seu barco. Uma pequena lancha para passeios em √°guas abrigadas nunca deve se aventurar em mar aberto. Quando um barco navega fora das condi√ß√Ķes para as quais foi projetado, fica muito vulner√°vel √†s mudan√ßas do tempo.

Proíba as pessoas de ficarem no solário ou na borda do barco durante a navegação. Uma marola ou aceleração mais forte pode fazê-los cair na água.

dicas-seguranca-01Todo barco é obrigado a ter a bordo os equipamentos de segurança listados pela Marinha, em quantidade corresponde ao seu porte e categoria de navegação, como estes:

manual do propriet√°rio; luzes de navega√ß√£o; b√≥ia e coletes salva-vidas; caixa de primeiros socorros; b√ļssola; √Ęncora com, no m√≠nimo, 20 metros de cabo ou corrente; bomba de por√£o; lanterna; extintor de inc√™ndio; apito; e quadros do Regulamento Internacional Para Evitar Abalroamentos no Mar‚ÄĒRIPEAM (que trazem as regras de governo e navega√ß√£o, balizamento e tabela de sinais de salvamento); e cartas n√°uticas da regi√£o onde o barco estiver navegando.

Ao rebocar um barco, prenda-o muito bem √† carreta ‚ÄĒ e, por sua vez, ela ao carro. Lembre- se que, em freadas bruscas, o barco tender√° a vir para cima de quem o puxa.

N√£o tem id√©ia do que significa aquela cruzinha com quatro pontinhos na carta n√°utica? Pois saiba que ela √© um sinal de ‚Äúpedra √† flor d‚Äô√°gua na baixa-mar‚ÄĚ, um dos perigos mais trai√ßoeiros do litoral. Fique longe delas, porque podem facilmente ser encobertas pelas ondas e desaparecerem a olho nu. Mas continuam ali.

Pequenos veleiros monotipos costumam virar fácil na água. Portanto, amarre tudo o que há a bordo, como remos, bolina, leme e bagagens. Se não, você só irá descobrir bem depois que tudo foi embora, boiando.

Se alguém cair acidentalmente na água, não o perca de vista ou mande alguém ficar olhando só para ele e indicando o caminho a seguir. Isso ajudará muito no resgate, porque, na água (especialmente nas mais agitadas) nem sempre é fácil localizar alguém, já que o corpo humano fica restrito a uma simples cabeça fora d’água.

dicas-seguranca-03Não importa sua experiência ou idade: vista sempre um colete salva-vidas antes de subir em um jet, wakeboard, esqui, kitesurf ou qualquer outro brinquedo náutico, como, por exemplo, banana boats. E isso vale tanto para crianças quanto para adultos.

Para o motor de um jet não ser inundado quando estiver sendo rebocado por um barco, é preciso fechar a entrada de água de refrigeração do motor. Use o prendedor metálico próprio para isso.

Por essa mesma razão, não permita, de maneira alguma, gambiarras na parte elétrica de seu barco. Com energia não se brinca.

Apesar do calor e do prazer, deixe as bebidas alcoólicas fora de qualquer passeio de barco. Elas não fazem bem nem ao piloto nem aos passageiros, que, aliás, podem enjoar mais facilmente se beberem a bordo.

Ao sair de barco, informe à marina o seu destino e o provável horário de retorno. Assim, em caso de atrasos ou possíveis problemas, eles ficarão alertas e ajudarão no resgate.

Se o barco for ficar guardado na água, feche o registro do vaso sanitário e tenha certeza de que o acionamento automático das bombas de porão está funcionando. Simples cuidados como estes podem evitar uma inundação a bordo.

dicas-seguranca-04Antes de p√īr o barco na √°gua, sempre feche o buj√£o do fundo do casco. E ele s√≥ deve ser aberto na volta, para esgotar a √°gua que eventualmente entrou no por√£o. Todo mundo sabe disso, mas, na afoba√ß√£o da partida, muita gente esquece.

Quem sai para navegar deve ter sempre uma forma de se comunicar com a terra firme, para o caso de alguma emergência. Leve, pelo menos, o celular.

Ajudar quem está em perigo na água é uma atitude obrigatória. Mas rebocar um barco, não! Se for preciso, fique por perto, até o socorro chegar, mas não se meta a fazer o que não sabe, porque o resultado pode ser ainda pior.

Nunca se aproxime demasiadamente de um cabo ‚ÄĒ qualquer cabo! ‚ÄĒ muito esticado. Se ele se partir, pode ‚Äúestilingar‚ÄĚ e machucar.

Da mesma forma, n√£o esque√ßa de fechar todas as vigias e gai√ļtas da cabine quando acelerar, porque as ondas e os respingos podem inundar o interior do barco.

Regras de seguran√ßa a bordo devem ser inegoci√°veis. Assim, exer√ßa seu poder de ‚Äúcomandante da embarca√ß√£o‚ÄĚ e seja claro e direto nas ordens, especialmente com as crian√ßas, que n√£o t√™m exata no√ß√£o dos riscos de uma navega√ß√£o.

Lembre-se de que mergulhar com cilindros de ar, só a dois! Além disso, sinalize sempre o local onde estiver mergulhando, para os outros barcos não passarem por ali.

Se a bomba de porão não funcionar, você pode usar a bomba de refrigeração do motor para sair do sufoco. Basta trocar a válvula que capta a água de fora do barco por uma, em forma de Y, para ter a opção de tirar a água do porão.

Nunca aproxime o barco das praias (o limite m√°ximo s√£o 200 metros), exceto para embarcar ou desembarcar algu√©m. E tenha muito cuidado com os banhistas, n√£o deixando ningu√©m que esteja na √°gua se aproximar do barco em movimento. Lembre-se: h√©lices s√£o como l√Ęminas afiadas. Por isso, sempre desligue o motor quando houver pessoas na √°gua.

Aliás, deixe sempre um adulto tomando conta das crianças, o tempo todo, especialmente quando o barco estiver em movimento.

dicas-seguranca-02Se sua lancha usar motor de centro a gasolina, tenha um alarme indicador de vapores de combustível no compartimento do motor, bem como um exaustor, para dissipá-los. E sempre ligue o exaustor antes de dar a partida no motor, para prevenir-se contra incêndios.

Tenha sempre um apito a bordo, caso a buzina do barco pare de funcionar. Pode parecer primitivo demais, mas apitar quebra um galhão na hora de chamar a atenção no mar.

Ali√°s, inc√™ndios s√£o mais freq√ľentes (e danosos) em barcos do que naufr√°gios!
Eles s√£o a amea√ßa n√ļmero 1 a bordo e tudo o que possa induzir ao fogo deve ser evitado. Muito cuidado, portanto, com churrascos a bordo.

Os 10 erros mais comuns de quem começa (ou já sabe) navegar

  1. Não se informar sobre o tempo ao sair. Quem faz isso corre riscos à toa.
  2. Sair com pouco combustível. Sem ele, o passeio pode acabar em drama.
  3. Deixar o combustível envelhecer no tanque. Isso pode até estragar o motor.
  4. N√£o consultar cartas n√°uticas. Quem acha que sabe tudo nada sabe.
  5. Beber e, depois, pilotar. N√£o √© s√≥ no tr√Ęnsito que o √°lcool causa acidentes.
  6. Ir além do barco que tem. Respeitar limites é um ato de sabedoria.
  7. Levar gente demais a bordo. O peso deixa qualquer barco vulner√°vel.
  8. Não revisar os motores. Sai mais barato que conserto e é bem mais seguro.
  9. Ignorar os equipamentos de salvatagem. N√£o basta ter. √Č preciso saber usar.
  10. N√£o se proteger contra o sol. Quem anda de barco vive exposto. E n√£o sente.

Revista N√°utica Edi√ß√£o n¬ļ 235


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