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Manutenção de Motores

Todo motor que funcionou em água salgada ou em rio de fundo calcário, DEVE funcionar com água doce por no mínimo 10 minutos. Sendo o motor carburado, este deve ser ligado uma vez por semana por um período de 5~10 minutos.

manutencao-motores-01Para melhor rendimento do motor:

Fazer o motor funcionar por 5 minutos toda semana usando o “telefone”ou tanque de barril”de √°gua doce.

Não acelerar o motor quando estiver adoçando.

OBS.: O uso do “telefone”s√≥ √© aconselh√°vel quando a press√£o de √°gua estiver forte.¬†√ďleo 2T = Usar somente √≥leo TCW3 para motores carburados e sint√©ticos para motores DI

  • Evinrude/Johnson TCW3
  • Evinrude Ficht Ram Oil

Todo óleo mineral é residual,mas os óleos vendidos pelos fabricantes de motor com sua marca, passam por um melhor controle de qualidade. daí serem menos residuais.
Mistura 50:1
√ďleos 90 p/ Transmiss√£o

O óleo importado não leva enxofre, por isso não tem cheiro de ovo podre, mas também é melhor e mais caro. No mercado nacional você deve procurar óleo para engrenagem tipo hipoide, ou classificação API GL4 ou GL5.

Nem todos os óleos 90 para engrenagem tipo hipóide tem as mesmas característica , verifique no verso a classificação 5 é a melhor, é comum encontrar 3.

Descarbonizantes

manutencao-motores-02Os descarbonizantes em lata s√£o os ideais. Com o motor funcionando aplicar at√© voc√™ conseguir “matar” o motor. Aguarde de 10 at√© 20 horas e ligue o motor, voc√™ vera que pela sa√≠da da descarga vai sair uma fuligem preta com √° √°gua.

A carboniza√ß√£o se d√° at√© em motores 4 tempos, o carbono n√£o queimado e solidificado vai se concentrar nas partes porosas do motor que estiverem por perto, cabe√ßote, pist√Ķes,an√©is janelas, no caso de excesso de √≥leo misturado a gasolina, este antes de passar para frente do pist√£o ele se acumula exatamente atr√°s do pist√£o, ou seja a mistura nova que est√° aguardando o pist√£o descer para passar para a janela de transfer√™ncia assim atingir a c6amara de combust√£o, come√ßa a queimar ali mesmo atr√°s do pist√£o, pois este(pist√£o) j√° est√° quente e com ac√ļmulo de carv√£o no topo do pist√£o.

Ent√£o o pist√£o queima o excesso de √≥leo por cima e por baixo dele e com isso faz com que o carv√£o fique praticamente incandesceste o tempo todo, RESULTANTE = MISTURA EMPOBRECIDA + PR√Č IGNI√á√ÉO. O carv√£o funciona como esponja sugando o combust√≠vel e queimando na decida.

Dai a necessidade de se fazer um descarbonizamento à cada 50 horas. mas use 50:1.

Hélice

manutencao-motores-03A”receita” para se achar o h√©lice ideal, √© colocar duas pessoas (70Kg) e com tanque de gasolina, √≥leo e √°gua cheios, da√≠ testar o barco e ver se atinge o RPM m√°ximo exigido pelo fabricante, no teu caso 5500RPM, se ultrapassar, o h√©lice est√° pequeno, se n√£o chegar perto seu h√©lice est√° grande demais.

Em motores de popa, onde a descarga √© no meio do h√©lice, e com isso ajuda na ventila√ß√£o do mesmo, que vai proporcionar uma “√°gua mais leve”e com isso conseguir mais RPM (Rota√ß√£o Por Minuto). Primeiramente voc√™ precisa saber qual √© o RPM recomend√°vel para velocidade m√°xima, com esta informa√ß√£o voc√™ poder√° saber se est√° com um h√©lice muito grande ou pequeno, no caso de um h√©lice grande , o que vai acontecer √© que voc√™ n√£o vai conseguir chegar no RPM recomendado, vai ficar abaixo, e se voc√™ tiver um h√©lice pequeno, voc√™ vai chegar com facilidade no RPM recomendado ou at√© ultrapassar. O DI√āMETRO quanto maior, maior √© o torque (deslocamento ) e o PASSE quanto mais √Ęngulo maior a velocidade final e menor arrancada, menor √Ęngulo maior arrancada e menor final.

Atualmente todos os h√©lices de linha para motores de popa, centro/rabeta e “p√© de galinha” s√£o h√©lices de passo vari√°vel, a curvatura da P√Ā √© a varia√ß√£o, alguns h√©lices tem a curvatura acentuada na base junto ao torpedo )melhora em teoria na arrancada) e outros h√©lices tem a curvatura acentuada na ponta “cuping” melhora na final e d√° mais “grip” nas curvas. os h√©lices de competi√ß√£o tem a curvatura interna quase reta ou reta (borda de fuga) diminuem a arrancada mas em compensa√ß√£o aumentam a final. Os h√©lices de √°√ßo SST II s√£o √≥timos para arrancada e intermediaria, j√° os Rakers s√£o pessimos na arrancada e √≥timos em final, mas existem os de 4 p√°s , que s√£o perfeitos na arrancada e √≥timos na intermediaria alta, s√≥ perdendo para a de tr√™s p√°s por uma milha… √© complexo mas n√£o √© imposs√≠vel.

A conta √© f√°cil: veja o RPM M√°ximo que voc√™ consegue com o tanque cheio e com duas pessoas, usando o trim, voc√™ dever√° chegar na faixa de 5200 a 5600 RPM, se passar o h√©lice esta pequeno, suba um passe (de 19″ para 21″)¬†RPM X Rela√ß√£o X PassoX 0,0009469= Velocidade Te√≥rica¬†RPM= O giro Maximo recomendado pelo seu motor (6.000 RPM) Rela√ß√£o = √Č a rela√ß√£o das engrenagens da rabeta (13:26 = 0,500) Passo = o espa√ßo percorrido pelo h√©lice em um giro completo (19polegadas) 0,0009469 = constante de perda por patina√ß√£o e arrasto do casco ( esta constante pode se alterar se o barco for grande e pesado)¬†6.000X .5 X 19X 0,0009469=53.97 milhas/hora.

Aditivos

manutencao-motores-04O Stabill da STP como o Carbon gard da Johnson são altamente recomendáveis, pois alem limpar o sistema de combustível, aumenta a longevidade da gasolina em quase 50%, não há perigo de o motor ficar viciado.

Economia

O RPM máximo do seu motor (Johnson 200hp) é de 5500RPM, a velocidade cruzeiro é perto dos 3500 e consumo deve ficar em torno de 25/30 litros/hora.

Os motores 2 tempos trabalham procurando o empobrecimento da mistura ar/combustível, para se ter certeza de que o seu motor não está trabalhando pobre, acione o afogador levemente em alta velocidade, e verifique se o comportamento do motor.

-Se o motor aumentar o giro o permanecer no mesmo giro, significa que há uma pequena obstrução na alimentação do motor.

-Se o motor cair de giro,significa que o sistema está saudável e não precisa, naquele momento, de uma verificação.

IMPORTANTE: A carbonização contribui no aumento de compressão, isso pode justificar a melhora do seu motor, somado há um bom combustível. Mas o excesso de carvão é altamente prejudicial, vai desgastar o motor internamente, criando folgas prematuras.

Fazer uma revisão a cada 6 meses (carburação) e a cada 100Horas (motor) é primordial para o motor.

A compressão não deve ser inferior a 85PSI e não passar de 140PSi, mas o mais importante é a diferença entre os cilindros, que não pode passar de 10% ou 15PSI no casos extremos.

manutencao-de-motores-cuidados

Segue abaixo alguns passos para o procedimento de lavagem e guarda do motor/barco:

  1. Tirar o barco da √°gua.
  2. Tirar o cap√ī do motor ou abrir o por√£o
  3. Verificar se há algum vazamento de combustível, cabo de vela solto, se está tudo bem!
  4. Colocar o “telefone” ou “orelh√£o” na rabeta.
  5. Verificar se a pressão da água está boa (nos motores de popa tem um orifício na lateral que espirra água com boa pressão, se a pressão for baixa este orifício vai sair pouca água).
  6. Ligar o motor sem acelerar (alem de o motor j√° estar quente, NUNCA se acelera fora d’√°gua).
  7. Verificar se √°gua est√° retornando pela descarga.
  8. Verifique a água que sai, se está muito preta ou com óleo, caso esteja pode ser um problema, a água deve sair limpa com um leve deposito de carvão.
  9. Verificar se o XIXI do motor est√° com press√£o.
  10. Você vai notar que após alguns minutos a água começará sair por outras saídas, estas saídas estão ligadas ao termostato, isto significa que os termostatos estão se abrindo.
  11. Deixe a partir deste ponto o motor funcionar por 10 minutos, sempre verificando a pressão dá água e a temperatura do motor, COMO? Pela água que sai na descarga, se ela estiver fervendo, significa que a pressão da água esta pouca, mas se a água ficar somente quente, isto é normal.
  12. Desligue o motor, e levante a rabeta, para se lavar embaixo, aproveite e verifique os anodos, nesta √°rea √© comum juntar as “cracas” ou “Caracas”, n√£o deixe acumular, lave bem, com √°gua.
  13. Verifique nos hélices por amassados, linhas de nylon, e folgas, no caso de amassado é recomendável reparar antes de usar o hélice novamente, para não prejudicar os rolamentos.
  14. Abaixe a rabeta e lave o motor…O MOTOR? Sim o motor, √© claro que voc√™ deve esperar um pouco para que n√£o haja choque de temperatura e provoque uma rachadura no bloco. Lave o motor com mangueira com press√£o baixa de cima para baixo, somente nos cabe√ßotes e na descarga, nos motores de popa, da metade do volante para traz sem molhar o motor de arranque.
  15. Deixe secar, e verifique as baterias, lave as também, verifique o porão por sujeira ou algo que possa travar o automático da bomba de porão. Passe graxa ou vaselina nos bornes de bateria.
  16. Aplique spray do fabricante no motor todo, ou vaselina, mas sem fazer lambança.
  17. Retire tudo que tem para sair do barco.
  18. Verifique o reservatório de óleo, não deixe cair água em cima.
  19. Lave o barco com água e detergente, não precisa lavar os estofados com mangueira, pois só vão encharcar a espuma, use esponja e balde, coloque tudo para secar.
  20. Coloque o cap√ī no motor, e de polimento com cera de carro uma vez por m√™s. Nos motores escuros √© comum encontrar manchas de sal na coluna, neste caso esfregue uma esponja com vinagre, varias vezes e depois aplique acera, a mancha vai sair.
  21. Se puder não coloque a capa de cobertura, e não feche o porão, deixe o barco respirar por um dia se possível.
  22. Verifique se a chave geral est√° desligada.
  23. Verifique se o bocal do tanque de combustível está fechado.
  24. Coloque a lona de cobertura, verificando se o respiro do tanque est√° para fora, aplique vaselina no respiro, pois j√° vi muito marimbondo fazer casa ali.
  25. Sempre deixe a proa do barco mais alta que a popa, para evitar acumulo de √°gua proveniente de chuva.

Anote a data do abastecimento, pois o combust√≠vel, seja gasolina ou diesel tem vida √ļtil muito curta. 30 dias.

OBS:

  1. N√£o acelerar o motor acima de 1500 RPM em ponto morto
  2. N√£o engrenar com o giro alto (passar de “A FRENTE”para “RE”)
  3. Usar gasolina de boa qualidade, de preferência a gasolina Prêmio, mas pode usar a aditivada ou a comum
  4. A gasolina n√£o dever√° ficar estocada por mais de 30 dias. Caso a gasolina esteja “velha”, drenar o tanque todo
  5. Para motores novos fazer a primeira revisão com 20 horas, para os demais motores fazer revisão geral verifique a periodicidade no manual do motor, a grande maioria é de 50 em 50 horas

O uso do galão é melhor que o uso telefone, mas mesmo assim não se deve acelerar em ponto morto e não deixe o motor funcionar no galão por mais de 5 minutos, pois a água tende a esquentar.

Por Ricardo Paragon Rio Boat Show 2005

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