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Motores Fatos e Mitos

Quando se adquire uma embarca√ß√£o, seja para pescar ou para lazer em fam√≠lia, urgem questionamentos e d√ļvidas a cerca de desempenho e manuten√ß√£o principalmente¬†¬†na mec√Ęnica dos motores. Para tentar esclarecer essas quest√Ķes, vamos pautar alguns questionamentos.

motores-fatos-mitos-01Todo motor de popa que foi fabricado para o mercado americano precisa de termostato, já que a temperatura lá é muito mais baixa que a nossa. Motores fabricados no Brasil não é necessário.

Explicação: A função do termostato é manter a temperatura do motor em uma faixa determinada (definida pelo fabricante), independente da temperatura externa. O que acontece de diferente entre um motor usado no EUA e outro aqui no Brasil, é que o de lá vai demorar mais tempo para atingir a temperatura ideal de funcionamento do que o motor daqui, mas a temperatura interna será sempre a mesma, pois o termostato, que é uma válvula de alívio se abrirá de acordo com a temperatura da água interna do motor.

motores-fatos-mitos-02Pode-se acionar o motor, mesmo que por poucos segundos, sem água.

Explicação: O rotor da bomba d’água é de borracha e é instalado dentro de uma caixa de aço, sem água, o atrito da borracha irá danificar o rotor, quebrando as pontas das aletas do rotor.

Isso vai comprometer a refrigeração do motor ou até entupir o sistema de refrigeração. Se um motor funciona a 1.300RPM, em 1 segundo ele irá girar 21 vezes.

motores-fatos-mitos-03Pode-se fazer chupeta na bateria de um motor de popa.

Explica√ß√£o: Os motores de popa, em sua grande maioria, s√£o dotados de um componente chamado Regulador e Retificador de voltagem, a fun√ß√£o dele, como o nome j√° diz, √© retificar a voltagem de alternada para cont√≠nua e regular para 12 volts. Acontece que se a bateria estiver fraca, o regulador ter√° que ‚Äútrabalhar‚ÄĚ muito para repor a voltagem da bateria, e o resultado da retifica√ß√£o e regulagem da voltagem √© transformada em calor, por isso o Regulador Retificador √© refrigerado a √°gua, mas n√£o o suficiente para dissipar todo o calor, e o resultado √© a queima dos diodos internos e o isolamento da carca√ßa, que poder√° acarretar danos ao estator, posteriormente ao m√≥dulo de igni√ß√£o…

motores-fatos-mitos-04O motor est√° falhando, deve ser um cisco, ent√£o se acelerar o motor em ponto morto, o cisco sai pela descarga.

Explicação: Os pequenos entupimentos são causados por depósito de sedimentos da reação da gasolina velha com a cuba do carburador, são partículas sólidas e estas não irão desobstruir com a aceleração. Se o motor estiver com a linha de combustível pressurizada não há motivo para acelerar o motor em ponto morto. Um técnico pode acelerar o motor, pois estará verificado a aceleração e o retorno desta, caso o motor demore a voltar a ficar em marcha lenta significa que o motor está trabalhando pobre ou existe uma entrada falsa de ar nos carburadores.

motores-fatos-mitos-05N√£o se deve lavar o motor por dentro, pois a √°gua pode entrar no cilindro.

Explica√ß√£o: O motor precisa de ar para fazer a mistura, este ar √© ‚Äúrespirado‚ÄĚ pelo motor do ambiente em que estiver sendo usado, quando usado em √°gua salgada o ar absorvido contem part√≠culas de √°gua e sal, e a √°gua quando entrar em contato com o bloco quente do motor ir√° evaporar, mas o sal n√£o, quando o sal estiver em ambiente √ļmido e quente e em contato com o bloco, velas e parafusos do motor, ir√° provocar uma oxida√ß√£o. Para evitar que isso ocorra √© recomend√°vel lavar o motor nos cabe√ßotes, nas velas e na base do motor com √°gua doce e principalmente com baixa press√£o. N√£o lave o motor logo ap√≥s deslig√°-lo, evitando assim um choque t√©rmico no motor. Ap√≥s lav√°-lo, aplique um spray √† base √≥leo org√Ęnico fino ou silicone, para proteger o motor e seus componentes.

motores-fatos-mitos-06Deve-se sempre adicionar óleo 2 tempos na gasolina, independente do tanque de óleo do motor.

Explica√ß√£o: Os sistemas de lubrifica√ß√£o autom√°tica se estiverem funcionado corretamente, ir√° misturar o √≥leo na gasolina na propor√ß√£o de 1:50 ~ 1:60. Qualquer excesso de √≥leo ira contribuir para a carboniza√ß√£o do motor, e com isso reduzir a vida √ļtil do motor. Se o sistema n√£o estiver operando corretamente, primeiramente conserte o defeito e logo ap√≥s o reparo adicione 1:50 no primeiro tanque. Para garantir se o reparo deu certo, assim n√£o colocando em risco a lubrifica√ß√£o do motor.

motores-fatos-mitos-07O que o meu marinheiro fala n√£o se discute.

O marinheiro √© pessoa de confian√ßa do patr√£o, a quem √© atribu√≠da √† responsabilidade de conduzir embarca√ß√Ķes de valores astron√īmicos. Cabe ao marinheiro preservar o patrim√īnio do patr√£o, mantendo limpo e em condi√ß√Ķes de uso. No caso de reparo, o marinheiro pode sugerir ao patr√£o a oficina ou o t√©cnico, mas cabe ao patr√£o a responsabilidade da contrata√ß√£o do servi√ßo. Um bom patr√£o sabe antes de tudo escolher quem ir√° trabalhar para ele, sabe compreender a informa√ß√£o dada pelo marinheiro.

Estes s√£o alguns dos mitos que tenho escutado. H√° muito mais, mas espero que a credibilidade dos mitos seja substitu√≠da por informa√ß√Ķes precisas, assim a credibilidade na durabilidade de um motor de popa n√£o ser√° um mito, e sim um fato!

Por Ricardo Paragon Rio Boat Show 2005


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