Últimas Notícias

Pesca com Mosca

Uma das mais antigas modalidades de pesca, que teve seu nome (fly em inglês é mosca) devido às iscas utilizadas. Estas iscas imitam insetos, alimento natural de alguns peixes, e são confeccionadas artesanalmente (com pelos, penas, fios de plástico e linhas de seda).

Hoje em dia, n√£o s√≥ as esp√©cies que se alimentam de insetos s√£o capturadas. Isto porque as iscas s√£o produzidas com as mais diversas formas (peixes, crust√°ceos, r√£s, etc), aumentando e muito as op√ß√Ķes dessa modalidade de pesca, utilizada inclusive para capturar peixes de mar.

pesca-com-mosca-flyfishing

Mas, para praticar este tipo de pesca, o equipamento é todo especial e delicado, muito diferente dos utilizados em outros tipos de pesca.

Esta n√£o √© uma modalidade muito dif√≠cil de se aprender, sendo tamb√©m muito divertida. Al√©m disto, o equipamento pode ser usado para a pesca de mais de um tipo de peixe, bastando algumas modifica√ß√Ķes simples do material.

SOBRE O FLY
O fly pode ser praticado tanto em pequenos, como em grandes rios, córregos, lagoas, lagos, açudes, represas e mar. Isto dá muitas possibilidades para você que quer se iniciar nesta arte, tanto em possíveis locais como com diferentes espécies de peixes. Tudo vai depender do que você deseja e aí é só praticar e aperfeiçoar a técnica. Além disto, pessoas de qualquer idade e sexo podem praticar esta modalidade sem problema algum.

EQUIPAMENTO
Para pescar de fly, o equipamento é um dos quesitos mais importantes, e é importante que você saiba muito sobre ele. Os principais, que vamos descrever abaixo, são a vara, a carretilha, o backing, a linha e a mosca.

Varas:
fly-varaflyAs varas tem a√ß√£o e pot√™ncia diferentes, podendo ser de diversos tamanhos. A a√ß√£o pode variar em lenta, progressiva, progressiva-r√°pida, r√°pida e extra-r√°pida. A pot√™ncia varia conforme os n√ļmeros de classifica√ß√£o, que podem variar de #0 at√© #17 (quanto maior o n√ļmero, mais resistentes e potentes).

A #0 pode ser utilizada para lambaris, til√°pias, car√°s e outros, enquanto a #17 para marlins-azuis e peixes com mais de 400kg.

Carretilhas:
fly-carretilhasAs carretilhas, de maneira geral, podem ser classificadas de acordo com o uso. Assim, para varas de n√ļmero #0 √† #6, as carretilhas precisam apenas ser resistentes e abrigarem a quantidade de backing e linha necess√°ria.

Na pesca de Fly, com equipamentos leves, a carretilha serve basicamente para armazenamento da linha, à partir do #10, como o objetivo são peixes maiores de 5 kg, tem-se de procurar carretilhas mais robustas, algumas providas de fricção opu embreagem.

Backing:
fly-backingBacking é a linha que fica entre a carretilha e a linha de fly, dando suporte em casos de peixes de grande corrida. Pode ser feita de monofilamento, dacron e polímeros trançados.

Sua potência deve ser relacionada à vara e à linha utilizada. Caso sua carretilha seja de grande capacidade, use backing de libragem superior.

Linhas:
fly-linhasflyA linha deve obedecer ao n√ļmero da vara para obter bons arremessos. Al√©m disto, as instru√ß√Ķes que se apresentam na caixa da mesma devem ser seguidas √† risca, para aumentar a vida √ļtil da mesma (que √© de aproximadamente 10 anos, com em m√©dia 2 pescarias por m√™s).

Existem linhas que flutuam, as que afundam s√≥ a ponta ou que afundam inteiramente e em diversas velocidades e linhas para situa√ß√Ķes de muito vento. Assim, √© dif√≠cil n√£o encontrar no mercado uma linha que se adapte as suas necessidades.

Líder:
fly-lider√Č a linha de monofilamento c√īnico (para transmitir progressivamente a energia gerada pelo arremesso atrav√©s da linha de fly) que une a linha √† mosca. Divide-se em 3 partes: Butt (a parte mais grossa), Intermediate (a do meio) e Tippet (os 50cm finais).

Al√©m disso, para situa√ß√Ķes que exigem maior resist√™ncia, pode-se usar monofilamento de di√Ęmetro uniforme com a resist√™ncia desejada.

Mosca ou Isca:
fly-moscaflyPor convenção, toda isca de fly fishing é chamada de fly (moscas), independendo do material, tamanho ou formato. Podem ser feitas de materiais naturais ou sintéticos.

Maiores informa√ß√Ķes sobre fly fishing podem ser obtidas nos sites:
www.pescacommosca.com.br
www.flycast.com.br
www.flymagazine.com.br

loading...

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Dúvidas e perguntas envie um email para contato@pescamadora.com.br