Ícone do site Portal Pesca Amadora Esportiva

Governo cria lei que impõe ‘cota zero’ para transporte de pescados em GO

Governo cria lei que impõe 'cota zero' para transporte de pescados em GO O governo de Goiás sancionou uma lei que estabelece a cota zero para o transporte de peixes. A medida está em fase de regulamentação e durante três anos vai ajudar a preservar as mais diferentes espécies nos rios do estado. O objetivo é acabar com a pesca predatória e incentivar a pesca esportiva.

Com mais de 2 mil km da nascente à foz, o Rio Araguaia já foi considerado um dos melhores lugares do mundo para pescar, mas, segundo alguns pescadores, há algum tempo a situação tem se modificado. A nova legislação deve mudar a vida de pescadores e turistas da região. Se antes era permitido o transporte de até 5 kg de peixe por pescador, agora com a nova lei, apelidada de cota zero, está proibido levar qualquer quantidade de pescado para casa.

A medida divide opiniões entre os pescadores. O principal ponto é o item que diz que o peixe deve ser consumido no local da pescaria.

“A maioria dos pescadores vem para pescar o peixe e levá-lo para sua casa. Eu mesmo venho e quero comê-lo em casa e não no rio”, reclama o pescador Waldemiro Silvestre.

A Secretaria de Meio Ambiente do estado esclarece que o pescador artesanal não está sujeito à nova lei. “Ele vai continuar executando a atividade da mesma forma que hoje ele exerce, ou seja, a pesca é de subsistência, porém, o excesso de pescado poderá ser comercializado regionalmente”, esclarece o superintendente de fiscalização da Semarh, Luciano Moura.

Durante os próximos três anos, a medida vai ser alvo de estudo e, dependendo do resultado, pode ser prorrogada. “Se você não tiver ações que visem proteger, a tendência é diminuir e ficar em um estado pior do que o que já está”, diz o analista ambiental Kennedy Borges.

Homepage

Sair da versão mobile