Projeto de Lei quer proibir pesca no Pantanal por 5 anos – Portal Pesca Amadora Esportiva Projeto de Lei quer proibir pesca no Pantanal por 5 anos | Projeto de Lei quer proibir pesca no Pantanal por 5 anos – Portal Pesca Amadora Esportiva

Projeto de Lei quer proibir pesca no Pantanal por 5 anos

Pescadores participam de votacao de projeto em Campo Grande-MSA proibição da pesca por cinco anos em todo o Pantanal foi o ponto mais polêmico da audiência pública realizada ontem, na Assembleia Legislativa em Campo Grande, para discutir o projeto de lei federal sobre a proteção do bioma localizado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, conforme reportagem desta terça-feira do jornal Correio do Estado.

Para ambientalistas e pesquisadores, o projeto, proposto pelo senador Blairo Maggi (PR-MT), e em tramitação no Senado, precisa de adequações e maior clareza; Principalmente, no que diz respeito ao planejamento sustentável e aos cuidados com o planalto, de onde vem a água que abastece a planície pantaneira. Segundo a bióloga e chefe da Embrapa Pantanal, Emiko Kawakami de Resende, a pesca não influencia no bioma se for feita dentro de bases sustentáveis, além disso, caso a proibição da pesca aconteça no período de seca, não surtirá qualquer efeito positivo.

“O que faz o Pantanal ter peixe é o próprio ambiente. Acontece que desde o ano de 1998, as cheias passaram a ser erráticas e menores, o que reduziu o estoque pesqueiro no Estado”, explica a especialista. Por isso, para ela é preciso o planejamento de várias questões para resolver o problema. A curto prazo, por exemplo, ela sugere o incentivo à pesca de espécies pouco exploradas no comércio da região, como o cascudo e o sairú-boi.

Espécies como o pintado e dourado são os mais cobiçados por pescadores artesanais e amadoras, o que fez com que o estoque pesqueiro dessa espécie atingisse um nível crítico. Desde 2012, o estado do Mato Grosso aderiu a cota zero para a captura do dourado enquanto que no Mato Grosso do Sul a pesca da espécie é permitida.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato