Como aproveitar a pescaria durante o inverno – Portal Pesca Amadora Esportiva Como aproveitar a pescaria durante o inverno | Como aproveitar a pescaria durante o inverno – Portal Pesca Amadora Esportiva

Como aproveitar a pescaria durante o inverno

Black Bass
Black Bass

Estamos na estação do inverno e muitos amantes da pesca ficam apavorados com a ideia de que terão que abrir mão dessa prazerosa prática até a primavera. Não existe motivo para pensar isso! Você vai descobrir agora que, seguindo algumas dicas e com o material de pesca adequado, você pode continuar praticando a pesca na época mais fria do ano.

O que muda no inverno?
Com a temperatura baixa e as frentes frias que acompanham esse período, a água do oceano Atlântico se torna um ambiente mais hostil para animais aquáticos, assim como acontece com os homens e outros animais que vivem na superfície. Isso também ocorre em rios de alguns estados Brasileiros.

Os peixes são seres pecilotérmicos, ou seja, a temperatura do seu corpo varia de acordo com a temperatura da água. Por este motivo, o frio interfere tanto a ponto de mudar seu comportamento no inverno. Como o metabolismo deles fica mais lento, eles diminuem todas suas atividades corporais, nadam menos e, principalmente, se alimentam menos.

Em alguns casos mais extremos, param de comer totalmente e esse fato aumenta os riscos de você não ter uma boa pescaria, pois existe uma probabilidade maior deles não comerem a isca. Mas, não deixe isso te desanimar. É nessa hora que você prepara todo o seu material de pesca e coloca todo o seu conhecimento e experiência em prática.

Badejo - Foto Murilo Formiga
Badejo

Dicas de ouro para uma boa pesca nos dias frios
Primeiro, decida qual espécie vai querer capturar e foque nela, pesquisando todas as informações sobre o peixe que deseja capturar. As melhores espécies para se pescar no inverno são as Anchovas, Sororocas, Badejos, Olhos-de-boi no mar, e Black Bass, Truta e Carpa no rio.

Assim que todas as informações de comportamento do peixe estiverem a mão, a pergunta a se fazer é onde está esse peixe agora? Vale ressaltar que em climas frios ele irá buscar lugares mais confortáveis, como as regiões mais profundas, isso vale para todos os peixes de rio e mar. Com isso, você já pode preparar o seu material de pesca para o frio.

Nota: A sororoca e a anchova, costuma-se pescar no corrico ou iscas de arremesso no inverno 

Sororoca - Foto Fly Fishing Brasil
Sororoca

Se o peixe estará no fundo, o ideal seria usar iscas artificiais de fundo para captura-lo. Não esqueça que o peixe estará mais lento e com preguiça, sendo assim, iscas de fundo que são mais lentas e parecem presas fáceis são a melhor opção. Os Jigs são boas opções nessa hora.

Claro que nem todas as espécies são capturadas apenas no fundo durante o inverno, porém, quando a ação dos peixes é menor próximo a superfície, o pescador deve usar variações de iscas para obter melhores resultados.

Procure lugares que promovam pescarias típicas do inverno, como as pescas da Bicuda e da Anchova, que são praticadas em dias frios e especialmente durante à noite para tornar o evento ainda mais proveitoso.

Colaboração Elva Vieira – SeoMarketing.com.br

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato