Ícone do site Portal Pesca Amadora Esportiva

Pescadores se arriscam em área de segurança da Usina Hidrelétrica Estreito

Pescadores se arriscamem  area de Seguranca da Usina Hidreletrica EstreitoEm operação desde 2011, a Usina Hidrelétrica Estreito, convive constantemente com a invasão de pescadores próximo a barragem, local caracterizado como uma Área de Segurança Nacional. Essas invasões, além de serem configuradas como crime, são ações extremamente perigosas e que coloca em risco a vida dessas pessoas.

“Já alertamos inúmeras vezes para esse grave problema, buscamos de forma incansável a conscientização dessas pessoas bem como das instituições competentes, mas alguns pescadores insistem em desobedecer à lei e arriscar a própria vida”, conta o Diretor Geral do CESTE, Odilon da Gama Parente Filho.

Nesses últimos 4 anos, o Consórcio já realizou inúmeras campanhas de conscientização contra esta prática, aumentou a fiscalização com o apoio das Polícias Civil e Militar dos Estados do Maranhão e do Tocantins. Além disso, toda área possui cercas de isolamento, sinalização náutica, postos de vigilância e placas informativas.

Como a prática ainda continua ocorrendo, ultimamente os invasores vêm sendo identificados e ações judiciais têm sido movidas, visando à responsabilização pelos seus atos infracionais, o que vem sendo bem amparado pelo Judiciário, com medidas que impedem os infratores a reiteração da prática sob pena de multas pecuniárias gravosas.

Usina Hidreletrica Estreito-TO“A nossa preocupação vai muito além de coibir a pesca predatória na área de segurança da Usina, reside principalmente em preservar a vida e a integridade física desses pescadores.

O Consórcio Estreito Energia – CESTE continuará a desempenhar a sua importante missão de gerar energia elétrica para o Brasil, de forma responsável e, assim, envidará todos os esforços para eliminar definitivamente essa prática condenável e danosa”, ressalta o Diretor Geral.

Crimes praticados pelos invasores

Decreto-Lei n.º 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal

Atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública

Sobre a Usina:
A Usina de Estreito está localizada na região Norte do Brasil, no Rio Tocantins, na divisa dos Estados do Tocantins e Maranhão. A barragem e demais estruturas associadas estão situadas nos Municípios de Estreito (MA) e de Aguiarnópolis e Palmeiras do Tocantins (TO).

A UHE Estreito fica a 130 km da cidade de Imperatriz (MA), a 766 km da capital do Estado do Maranhão, São Luís e a 513 km da capital do Estado do Tocantins, Palmas.

Portal AF Notícias

Sair da versão mobile