Ícone do site Portal Pesca Amadora Esportiva

Belo Monte começa uso de sistema de transposição de peixes

Belo Monte comeca uso de sistema de transposicao de peixesA usina hidrelétrica de Belo Monte começou a operar um sistema de transposição de peixes, que permite o fluxo de espécies migradoras ao longo do rio Xingu. O sistema está em funcionamento desde o último dia 3, com a abertura das comportas do mecanismo. Com isso, os peixes podem prosseguir suas rotas de migração rio acima da barragem da usina.

O sistema com 1.200 metros de comprimento forma uma correnteza que atrai os peixes e permite a passagem deles por um caminho alternativo à barragem. Os peixes são monitorados por meio de câmaras e sensores que registram a passagem deles e também permitem coletar dados sobre os hábitos das espécies migradoras da região.

Segundo a Norte Energia, a transposição de peixes é uma das obras integrantes do projeto básico ambiental da usina para conservar a vida aquática do rio Xingu. O mesmo tipo de sistema é utilizado em empreendimentos como a usina de Santo Antônio, no Rio Madeira, em Rondônia.

Belo Monte comeca uso de sistema de transposicao de peixes 2“A movimentação de peixes após o barramento do rio Xingu é de extrema importância para que essas espécies completem seus ciclos de reprodução e estão em linha com os princípios de sustentabilidade sobre os quais são fundamentadas as ações socioambientais da UHE Belo Monte”, afirma o superintende dos Meios Físico e Biótico, da Norte Energia, Gilberto Veronese.

Os estudos levaram em consideração as características da região, que têm na pesca artesanal e esportiva um dos maiores eventos populares e de incremento na cadeia alimentar.

Sair da versão mobile