Ícone do site Portal Pesca Amadora Esportiva

Grupo filma pesca ilegal de cardume de pintados e cacharas no Rio Cuiaba em MT

Grupo filma pesca ilegal de cardume de pintados e cacharas no Rio Cuiaba em MTUm pescador enviou o vídeo de um flagrante de pesca predatória ocorrido nessa semana no encontro dos Rio Cuiaba e Aricá no município de Santo Antônio do Leverger (MT). Esse mesmo vídeo vem sendo compartilhado em vários grupos de pesca pelo aplicativo Whats App.

Segundo a informação passada, um grupo de prováveis pescadores profissionais, fecharam o cerco e fizeram um “arrastão” no rio para capturar um cardume de pintados e cacharas. No vídeo é possível ouvir um dos infratores dizendo que esconderia o celular provavelmente para não comprovar o flagrante em caso de uma possível fiscalização, já um outro confirma ter abatidos 18 exemplares e  diz que os peixes menores seriam colocados em sua mochila.

Muitos dos exemplares que aparecem no vídeo são visivelmente menores do que o mínimo permitido por lei, entre 83cm e 112cm para a captura de cachara e entre 90cm e 115cm para a captura de pintado. O limite para transporte é de 10 kg mais um exemplar (dentro das medidas mínimas) para o pescador amador e de 150 kg para pescadores profissionais desde que o pescado também esteja dentro das medidas mínimas estabelecidas.

ASSISTA O VÍDEO

Vale ressaltar que a pesca não é permitida quando praticada a menos de 500 metros de confluências e desembocaduras de rios, lagoas, canais.

Sair da versão mobile