Ícone do site Portal Pesca Amadora Esportiva

Marlim Azul de 250 kg é capturado em Fernando de Noronha

Um marlim azul, verdadeiro troféu para a maioria dos pescadores, foi capturado nesse domingo (29), em Fernando de Noronha. O peixe foi fisgado pela equipe do barco Além Mar. Os pescadores relataram que brigaram com o peixe por três horas até que ele fosse embarcado. Ainda segundo os pescadores, a vara de pesca chegou a se quebrar durante a briga.

O peixe que mediu pouco mais de três metros de comprimento e pesou cerca de 250 quilos chamou atenção das pessoas que passavam pelo Porto de Santo Antônio.

O marlin-azul faz parte da família dos atuns, que tem como características a cauda em meia-lua e o corpo alongado. Como habitam áreas mais quentes dos oceanos, são encontrados com mais frequência nas regiões de Vitória, Guarapari, Salvador, Ilhéus, Cabo Frio e Ilhabela, mas podem ser vistos até o sul dos Estados Unidos.

Pesca da espécie é proibida no Brasil desde 2005
O marlin-azul encontrado no canal da praia na Barra da Lagoa foi motivo de festa para os pescadores, que não viam um membro da espécie na região há dez anos. Entretanto, a captura deles é proibida por uma instrução normativa da antiga Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (Seap) desde 2005. O texto afirma que os peixes embarcados vivos devem ser devolvidos ao mar, e os mortos encaminhados a institutos de pesquisa científica, hospitalares ou outros fins beneficentes. A medida não se aplica para a pesca artesanal

Uma nova lista voltou a vigorar no final de Dezembro de 2016 baseado na portaria N° 445/2014 com a proibição de captura de 475 espécies ameaçadas e novamente o Marlin Azul foi inserido.

Sair da versão mobile