Pescador captura “esturjão” no Rio Uruguai em Concepcion del Uruguay-AR – Portal Pesca Amadora Esportiva Pescador captura “esturjão” no Rio Uruguai em Concepcion del Uruguay-AR | Pescador captura “esturjão” no Rio Uruguai em Concepcion del Uruguay-AR – Portal Pesca Amadora Esportiva

Pescador captura “esturjão” no Rio Uruguai em Concepcion del Uruguay-AR

Durante uma pescaria realizada por pescadores no rio Uruguai na cidade de Concepcion del Uruguay (AR), um exemplar de esturjão foi capturado na costa oeste da ilha Cambacuá.

Segundo informou o portal de notícias “Estación Caseros”, o exemplar de 10 kg, considerado de grande porte para a espécie, foi capturado por Lalo Machado, pescador da região desde 1972, mais especificamente na costa da ilha Vilardebó no Rio Uruguai.

Lalo disse que “muitas pessoas queriam comprá-lo, mas que pretende embalsamar o exemplar”. Ele disse ainda que precisou contatar o Iate Clube da cidade para identificar a espécie através de pesquisa feita na internet. Lalo finalizou dizendo que sua vida é a família o rio e seus 30 cães.

O esturjão é explorado desde a antiguidade por causa de carne e principalmente suas ovas que são utilizadas na produção do caviar, iguaria muito apreciada no mundo todo. O esturjão vive normalmente em águas gelada.

Espécie é Cultivada na Região desde 1996
A empresa preto Rio de esturjões S. A. (agora chamada Black River Caviar) foi criado no Uruguai em 1996, sendo um dos pioneiros na produção de caviar na América do Sul.

A incubadora foi instalada na barragem Baygorria no rio Negro. As espécies Siberian esturjão sterlet e esturjão foram as que melhor se adaptaram a uma vasta gama de condições ambientais: em primeiro lugar, duas espécies foram cultivadas. Em 2005, a empresa começou a cultivar o esturjão russo, de onde se obtém um dos caviar mais caros do mundo, o Ossetra.

Finalmente, em 2010, começou com o cultivo de esturjão beluga, que é o maior peixe de água doce do mundo, podendo medir até 8 metros de comprimento e pesar mais de 3 toneladas, produzindo o caviar mais caro do planeta. Em alguns leilões, o kg começa com lances a partir de 16 mil dólares.

Espécie já havia sido capturada anteriormente
A causa mais provável para o seu aparecimento nos rios, é que alguns exemplares tenham escapado dos criatórios ou introduzidos pela ação humana.

O primeiro registro documentado de captura de um esturjão foi no Rio de la Plata, em 1999, no entanto, ele já havia sido capturado por pescadores e turistas, principalmente nas comunidades do baixo rio Uruguai. Nos anos seguintes, alguns exemplares continuaram a aparecer , embora raramente, atingindo também o rio Paraná, pelo menos até a cidade de Paraná, a cerca de 750 quilômetros por estabelecimentos de aquicultura de água no Uruguai.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato