Ícone do site Portal Pesca Amadora Esportiva

Barco de turismo de pesca vira e deixa um pescador morto em Itanhaém (SP)

Um barco de turismo de pesca com 15 pessoas a bordo foi atingida por ondas de cerca de 1,5 metro e virou quando chegava a orla da praia em Itanhaém (SP) nesse domingo (16).

O emborcamento do barco Pampo IV ocorreu na navegação para entrar na barra do município, do oceano para o Rio Itanhaém. A embarcação, de cerca de 15 metros de comprimento, havia sido alugada por um grupo de 13 amigos de São Paulo para uma pescaria na região da Ilha da Queimada Grande, a 35 quilômetros da costa.

Segundo informou o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu depois das 10h, justamente no retorno da viagem. O mar agitado fez com que o pesqueiro de madeira virasse, jogando os turistas e os dois tripulantes no mar. A maior parte deles utilizava colete salva-vidas no momento do acidente que deixou um homem morto e outros sete feridos.

Tripulantes de outras três embarcações e banhistas na orla da cidade acionaram as equipes dos bombeiros, que mobilizaram botes e o helicóptero Águia, da Polícia Militar, para o trabalho de busca e resgate. As vítimas, assim que localizadas, eram levadas à praia e, dependendo do quadro de saúde, encaminhadas ao hospital.

Com ferimentos e princípio de hipotermia, sete homens foram atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itanhaém, após serem levados por viaturas do Resgate e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Outros sete estavam em boas condições de saúde, apesar de assustados com toda a situação.

O pescador Anderson Rogério da Silva Leitão, de 39 anos, foi o único não ser encontrado vivo. A princípio, os bombeiros foram informados de que ele estava dormindo dentro do barco. Outros colegas, porém, disseram que viram quando ele caiu no mar. O corpo foi encontrado sem colete salva-vidas. Destroços ficaram espalhados na praia.

A embarcação é procedente da Marina Almar, do bairro Umuruama. A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), órgão da Marinha do Brasil, informou que apura causas e responsabilidades sobre o ocorrido. A Autoridade Marítima disse que o barco tinha lotação máxima, mas ainda apura se estava em condição regular.

O corpo de Anderson foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Praia Grande (SP). Todas as vítimas atendidas no hospital foram liberadas durante a manhã. O grupo de pescadores retornou à capital paulista, por meio de um ônibus fretado, logo após prestar esclarecimento à polícia no local.

Sair da versão mobile