Empresário dono da Virgin Group pede proibição do uso de redes de pesca – Portal Pesca Amadora Esportiva Empresário dono da Virgin Group pede proibição do uso de redes de pesca | Empresário dono da Virgin Group pede proibição do uso de redes de pesca – Portal Pesca Amadora Esportiva

Empresário dono da Virgin Group pede proibição do uso de redes de pesca

O empresário e fundador da Virgin Group, Richard Branson, declarou que é preciso fazer mais para proteger o oceano e sua vida marinha.

Durante uma recente viagem ao estado de Belize, na América Central, ele se reuniu com o primeiro-ministro da nação, Dean Barrow, para discutir estratégias de proteção oceânica, de acordo com um post no blog de Branson.

O empresário pediu ao primeiro-ministro que proíba a pesca com rede de emalhe, citando a prática como “uma forma horrenda de matar muitas espécies no fundo do mar que não deveriam ser mortas”.

Dean Barrow observou a importância do oceano para Belize – seu povo, economia e futuro, deixando Branson otimista sobre a mudança ambiental.

A pesca excessiva desestabilizou ecossistemas. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) estima que 80% dos estoques globais de peixes estão “totalmente explorados, esgotados ou em estado de colapso”.

Segundo cientistas, o quadro é pior. Estudos apontam números maiores do que os divulgados pela FAO e consideram que há também o impacto indústria pesqueira ilegal.

Não bastasse o quadro ambiental desastroso que desenha, a sobrepesca faz uso de práticas da escravidão. Existem relatos de abuso físico, sexual e moral de pescadores. Além disso, trabalhadores são obrigados a viver longos períodos no mar sem pisar na terra.

De acordo com estudo conduzido por pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica, os atuais regulamentos da pesca permitem que o tráfico de seres humanos ocorra facilmente na indústria.

Informações: Portal Catraca Livre

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato