Japão retoma pesca comercial de baleia após três décadas – Portal Pesca Amadora Esportiva Japão retoma pesca comercial de baleia após três décadas | Japão retoma pesca comercial de baleia após três décadas – Portal Pesca Amadora Esportiva

Japão retoma pesca comercial de baleia após três décadas

Marinheiros japoneses realizaram nessa segunda-feira (01), a primeira pesca comercial de baleias no país nas últimas três décadas. O animal caçado tinha cerca de oito metros de comprimento, de acordo com informações cedidas a BBC, conforme mostra a imagem.

A prática estava proibida no Japão desde 1986, por conta de uma decisão da Comissão Internacional de Pesca à Baleia (IWC, na sigla em inglês). Após anos de campanha do primeiro-ministro Shinzo Abe a favor da pesca de baleias, o Japão se retirou, em dezembro, da Comissão. Segundo o divulgado, o Ministério da Pesca estabeleceu o limite de 227 baleias a serem caçadas comercialmente na temporada de 2019.

Entre 1986 e 2019, a prática foi permitida no Japão apenas para fins de pesquisas. No entanto, diversas organizações internacionais criticavam o país, afirmando que esse era um disfarce para a pesca comercial, já que a carne de baleias caçadas para pesquisa acabava chegando às lojas e restaurante – em 2018, por exemplo, a cota de caça para fins de pesquisa foi de 333 baleias.

“Esse é um dia triste para a proteção global às baleias. A palavra ‘pesquisa’ já pode ser removida dos navios de pesca, finalmente acabando com a charada japonesa de arpoar baleias sob o pretexto da ciência, mas essas magníficas criaturas seguirão sendo abatidas sem nenhuma razão legitima”, diz Nicola Beynon, da Humane Society International, em comunicado.

Os defensores da prática, por outro lado, defendem a pesca como uma tradição que faz parte da cultura local. “A retomada da pesca comercial era um desejo ardente dos baleeiros espalhados pelo país. Essa cultura será passada para a próxima geração”, comemorou Shigeto Hase, diretor da Agência de Pescaria local, segundo a BBC.

Pessoas envolvidas com a tradição comemoraram o momento. “Meu coração está transbordando de alegria, estou profundamente emocionado”, disse à BBC Yoshifumi Kai, chefe de uma associação de pesca de baleias. “Pessoas da minha cidade caçam baleias há mais de 400 anos.”

Por: BBC

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato