Ícone do site Portal Pesca Amadora Esportiva

Ação conjunta apreende 680 kg de pescado ilegal no Rio Guaporé (RO)

Durante uma ação de fiscalização realizada nessa semana no rio Guaporé (RO), entre a Fazenda Ilha das Flores e a comunidade de Pedras Negras pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) em conjunto com a Polícia Militar Ambiental (PMA), foram apreendidos 680 kg de pescado ilegal e 12 tartarugas que seriam comercializadas.

De acordo com a Sedam, as espécies de peixes eram Caparari, Surubim e Pescada. O pescado foi apreendido porque os pescadores estavam transportando uma quantidade maior do que a permitida. Os peixes também tinham indícios de utilização de apetrechos (arpão e malhadeira), que não são permitidos na região.

Além do pescado, as equipes apreenderam o motor usado na embarcação. Após uma verificação de que o pescado estava apto a ser consumido, os peixes foram doados às instituições sociais de Alta Floresta (RO) e Rolim de Moura (RO). Já as tartarugas foram devolvidas ao seu habitat.

As equipes da Sedam e da Polícia Ambiental também repassaram instruções e informações para os donos de pousadas, barcos, hotéis e piloteiros da região sobre as medidas, quantidade permitida para transporte, bem como dicas sobre respeito à legislação da pesca vigente.

De acordo com a Sedam, a pesca predatória e a caça de animais silvestres é crime. Segundo a Lei de Crimes Ambientais n.º 9.605/98, dependendo das circunstâncias, o criminoso estará sujeito a multas e apreensão de equipamentos e embarcação.

Sair da versão mobile