Governo de Goiás renova cota zero de pescado por mais seis anos – Portal Pesca Amadora Esportiva Governo de Goiás renova cota zero de pescado por mais seis anos | Governo de Goiás renova cota zero de pescado por mais seis anos – Portal Pesca Amadora Esportiva

Governo de Goiás renova cota zero de pescado por mais seis anos

O governo de Goiás publicou no Diário Oficial nesta quarta-feira, 6, uma instrução normativa que fixa o período não permitido para a pesca e institui a cota zero de transporte de pescado, em todas as bacias hidrográficas do estado e dá outras providências.

O ato estabelece que a proibição se inicie anualmente no dia 1º de novembro e se encerre no dia 28 de fevereiro, estabelecendo a política de cota zero até o dia 6 de maio de 2026 para as pescas esportiva, amadora e subaquática.

“É uma medida que assegura o ciclo natural de reprodução da vida aquática nos nossos rios, que são fonte de alimento e renda para milhares de goianos, além de garantir um ambiente turístico sustentável. Nossos esforços são voltados para o fim da pesca predatória, descontrolada, que tanto castigou os rios brasileiros e ainda castiga, penalizando o meio ambiente por conta da ganância e falta de consciência”, destaca Andréa Vulcanis.

Com a nova instrução, fica permitido, fora dos períodos de defeso, a pesca e consumo local de pescado limitada a quantidade máxima de cinco quilos por pescador, por licença, no local de realização da pesca (barco, acampamento, rancho, barranco, barco hotel e cidade ribeirinha), onde deverão ser respeitados, nos casos de captura e abate, os tamanhos preestabelecidos pelo texto publicado no Diário Oficial.

Continua permitida a prática da pesca esportiva como competições, gincanas e outros em todas as bacias hidrográficas de âmbito estadual, excluindo-se da permissão os locais, períodos e métodos proibidos em legislação. De acordo com a Semad, os quatro meses de defeso anuais são primordiais para a reprodução da fauna aquática, preservação das espécies e manutenção dos estoques pesqueiros.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato