IAT libera a pesca nas bacias do estado do Paraná – Portal Pesca Amadora Esportiva IAT libera a pesca nas bacias do estado do Paraná | IAT libera a pesca nas bacias do estado do Paraná – Portal Pesca Amadora Esportiva

IAT libera a pesca nas bacias do estado do Paraná

O Instituto Água e Terra (IAT) liberou nessa sexta-feira (3) através da Portaria IAT nº 200/2020, a pesca em todo o território paranaense. As bacias dos rios Ivaí, Piquiri, Cinzas, Tibagi, Pirapó, Laranjinha, São Francisco Falso e Verdadeiro, Jordão, e todos seus afluentes diretos, não estão mais com restrições de pesca.

No dia (26) de maio, o Instituto Água e Terra (IAT) divulgou a portaria IAT n° 157 de 26 de Maio, que proibia a pesca nos rios do estado do Paraná, devido a crise hídrica que se agravou nos últimos meses, porém, em razão das últimas chuvas que tornaram os rios navegáveis, possibilitando a dispersão dos cardumes, a pesca voltou a ser permitida.

A nova portaria ainda reforça que fica proibida a aglomeração de pessoas, sendo obrigatório o respeito ao distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os cidadãos.

Pesca em Lagos e Represas
A pesca nos ambientes lênticos, como lagos e represas, também seguem com a pesca permitida. “O único local que está proibido até metade do ano que vem é na real alagada da usina do baixo Iguaçu, região do Capanema”, afirma o engenheiro de Pesca e chefe regional do Instituto Água e Terra em Toledo, Taciano Maranhão.

Segundo ele, nesse local há uma resolução específica face a construção da UHE do Baixo Iguaçu. Faz parte do monitoramento do impacto ambiental da ictiofauna. Foi proibido por dois anos e vai ser liberada no próximo ano.

Fiscalização
Fiscais do Instituto Água e Terra e da Polícia Ambiental reforçam a fiscalização para garantir que não ocorram excessos, descumprimento do tamanho de captura das espécies e desrespeitos às normas ambientais no retorno da atividade pesqueira no Estado.

Para pescadores amadores é obrigatória a apresentação de autorização de pesca e, para os profissionais, a apresentação do Registro Geral de Pesca, e seus equipamentos de deverão ser identificados (redes e espinhéis).

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato