Governo do Tocantins desenvolve plano de operacionalização da pesca esportiva – Portal Pesca Amadora Esportiva Governo do Tocantins desenvolve plano de operacionalização da pesca esportiva | Governo do Tocantins desenvolve plano de operacionalização da pesca esportiva – Portal Pesca Amadora Esportiva

Governo do Tocantins desenvolve plano de operacionalização da pesca esportiva

Com o apoio do Governador Mauro Carlesse, que é um entusiasta da pesca esportiva, a Adetuc deu início para a inicialização do “Plano Operacional da Pesca Esportiva do Estado do Tocantins”.

Com o objetivo de avaliar, promover e apoiar a melhoria da operacionalização da pesca esportiva, a Adetuc “Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa” realizou na última semana um Famtour (viagem de familiarização) com representantes de operadoras e programas especializados no segmento, dos estados de São Paulo: “Portal Pesca Amadora Esportiva e Fishingtur”, Paraná: “Personal Pesca e Programa Casal Bom de Pesca” e Rio Grande do Sul: “Canal Fishtv”, além do acompanhamento do biólogo Kelven Lopes,  graduado em Zootecnia, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC-PR (2002), consultor de pesca esportiva e zootecnista.

A programação teve início na Capital de Palmas onde tivemos a oportunidade de conhecer o lago de Palmas, onde a pesca do tucunaré azul é a mais presente, contando inclusive com torneios anuais, atraindo diversos pescadores de diferentes partes do Brasil, e o Lajeado logo abaixo da barragem da usina hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, sendo esse ponto mais concentrado na pescaria de cachorras devido a formação de corredeiras.

Na sequência, seguimos para o município de Peixe (TO) no Lago Peixe Angical, abaixo da usina hidrelétrica de Peixe Angical, onde a pesca de apapás e cachorras são mais comuns, devido as formações rochosas e grandes corredeiras na maior parte do rio.

Para finalizar, o destino foi o município de São Salvador (TO), com a pescaria concentrada também no Lago Peixe Angical, mas acima da barragem da usina hidrelétrica de Peixe Angical, onde a pescaria de tucunarés azuis são o ponto forte e com grande potencial de pesca.

O objetivo da viagem, foi o de avaliar o projeto e potencial turístico quanto a logística e operação nos municípios que estão no percurso do Rio Tocantins. Durante toda a semana, foram organizados encontros de negócios com prestadores de serviços locais envolvidos no projeto a fim de demonstrarem suas perspectivas e investimentos no setor.

Em todos os municípios visitados, é possível praticar a pesca do tucunaré azul, sendo a espécie a mais presente nos represamentos, mas há também um grande potencial de pesca de apapás, cachorras, caranhas e até peixes de couro, já que a maioria das espécies são nativas do rio Tocantins e continuam se reproduzindo em todos os pontos por onde a Famtur passou.

A nossa impressão, é que o estado do Tocantins tem um potencial promissor para a fomentação da pesca esportiva, sua bacia hidrográfica é uma das melhores do Brasil e com toda a certeza tem muito a oferecer para o turismo de pesca. Na nossa visão, o tucunaré-azul que é uma espécie presente nos represamentos do estado, é a segunda espécie mais procurada pelos pescadores esportivos por estarem presente principalmente na região sudeste do país, onde grande parte do turismo acontece. O fato de o Governo do Estado estar apoiando essa iniciativa, também é um fator muito relevante e demonstra a seriedade do projeto e a objetividade em colocar o Tocantins no “mapa da pesca”, sendo mais uma opção de roteiro para os pescadores.

Principalmente no município de Peixe (TO), abaixo da barragem, ficou evidente que o pescador não se decepcionará em visitar a região, as inúmeras corredeiras são um atrativo a parte e a abundância de apapás e cachorras tornam a pescaria prazerosa e a diversidade das espécies te faz querer explorar com mais cuidado cada ponto. A cidade conta com boas instalações hoteleiras como o Hotel Tocantins Aventura e Hotel Mineirinho que também indicam guias preparados com equipamentos próprios para te auxiliar na pescaria .

Em São Salvador (TO), acima da barragem, o forte é a pescaria do tucunaré-azul, o lago que já é conhecido por muitos pescadores, possui pontos com muita “estrutura” de pesca e diversos “paliteiros” que abrigam grandes exemplares. Todos os hotéis e pousadas a beira do lago são estruturados com barcos e guias próprios com experiência e conhecimento.  Visitando a região, você pode querer se hospedar no Rancho do Kojak, Pousada Angical Mariozan, Pousada Martins ou o Rancho Toca do Piau, esse já dentro do município onde a proprietária Cassia também é uma das guias de pesca. No caminho para um dos dois municípios, o pescador pode optar por fazer uma parada em Gurupi (TO) para complementar a tralha. O Beco do Pescador é uma loja completa e tem tudo o que o pescador precisa.

Palmas (TO) é a única Capital Brasileira que conta com um lago dentro da cidade, proporcionando ao pescador que desembarca no município a oportunidade de pescar o tucunaré azul sem a necessidade de grandes deslocamentos. Já no Lajeado que também fica a poucos minutos da cidade, mas abaixo da barragem, a pescaria de cachorras poderá ser melhor explorada.

Palmas também conta com duas das principais lojas de pesca do estado, a Canoeiros que também promove torneios de pesca esportiva e a Giba Lazer e Náutica, sendo as duas focadas em materiais específicos para a pesca esportiva.

Visão Geral
Segundo Rodrigo Teixeira, executivo de contas, e a apresentadora Laís Vanessa, ambos da Fishtv, a principal evolução da pesca esportiva no Tocantins se reflete no aumento das pousadas, operações e condutores de pesca. Laís enfatiza a mudança de perfil dos turistas pescadores, que hoje levam suas famílias para as viagens. “Ainda é uma atividade masculina, mas está mudando para turismo familiar, provocando um despertar para atrativos paralelos, como o ecoturismo”.

Roberto Carlos e Anne, apresentadores do programa Bom de pesca e sócios na agência Personal Pesca, enfatizam que “cada vez mais as pessoas estão entendendo que o peixe vivo traz mais retorno financeiro que o peixe morto” e que o estado está dando um grande passo com a fomentação do turismo de pesca.

Márcio David, da operadora e programa Fishingtur Pesca e Turismo, revela que pescaria mais que um esporte, passou a ser um estilo de vida, o pescador investe muito para pescar e o Tocantins é um estado que já está na rota de pesca.

O consultor Kelven Lopes estima que hoje há cerca de 2 milhões de pescadores esportivos, com ou sem licenciamento. Para ele, a vocação para o turismo de pesca no Tocantins se traduz pela qualidade de rios e lagos, riqueza de espécies, com destaque para o cobiçado tucunaré azul.

Nós do Portal Pesca Amadora Esportiva entendemos que o pescador esportivo é um consumista fiel, realizando diversas viagens durante o ano em busca de novas oportunidades de captura, confirmando a mudança de comportamento do brasileiro em relação à pesca. A renovação e conscientização de preservação é um fator importante e que atrai esse turista para uma determinada região. Na Amazônia por exemplo, cerca de 90% dos melhores guias já foram pescadores profissionais ou de peixes ornamentais e hoje, pregam a preservação por entenderem o valor que tem o peixe vivo e a renda que gera tanto para o empreendedor quanto para o município mesmo que de forma indireta. O Tocantins que está seguindo essa ideologia com o programa de capacitação de guias, com certeza também trará esses potenciais profissionais para fazer parte do turismo e preservação e atrairá cada vez mais os pescadores para o estado.

Adectur
www.adetuc.to.gov.br
Governo do estado do Tocantins
www.portal.to.gov.br
Consórcio Nippon/Ruschmann
www.nklac.com

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato