Baleia jubarte morre encalhada com rede de pesca presa na cabeça em Guaratuba (PR) – Portal Pesca Amadora Esportiva Baleia jubarte morre encalhada com rede de pesca presa na cabeça em Guaratuba (PR) | Baleia jubarte morre encalhada com rede de pesca presa na cabeça em Guaratuba (PR) – Portal Pesca Amadora Esportiva

Baleia jubarte morre encalhada com rede de pesca presa na cabeça em Guaratuba (PR)

Uma baleia jubarte morreu encalhada em Guaratuba, no litoral do Paraná, nessa segunda-feira (26), informou o Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Ainda de acordo com o CEM, o animal foi encontrado ainda vivo com uma rede de pesca presa na cabeça e morreu poucos minutos após encalhar. Outras marcas de rede foram encontradas pelo corpo.

De acordo com informações do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a baleia estava na arrebentação possivelmente ainda lutando para retirar a rede que a prendia na cabeça, no entanto, cansada e, provavelmente por conta da maré que vazava com força, o animal encalhou de ventre para cima e morreu rapidamente.

A jubarte era uma fêmea de 8,5 metros, tinha marcas de rede no pedúnculo e lóbulo caudal, além do petrecho de pesca aderido ao longo da cabeça.

Os técnicos do laboratório da UFPR registraram o encalhe. Segundo os pesquisadores, somente por meio de uma investigação mais aprofundada com auxílio de exames complementares laboratoriais será possível identificar a causa de morte da baleia.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato