Ícone do site Portal Pesca Amadora Esportiva

Pesca profissional fica proibida em trechos do lago da usina hidrelétrica em Palmas e Porto Nacional no TO

O período da piracema terminou no fim de fevereiro no estado do Tocantins, mas quem costuma pescar no reservatório da usina hidrelétrica Luzi Eduardo Magalhães em Palmas e Porto Nacional deve ficar atento porque uma nova proibição foi imposta pelo governo estadual. Pelo período de 12 meses a pesca profissional estará proibida na foz dos córregos e rios que desaguam no lago.

A medida não deverá impactar os ribeirinhos e outras modalidades de pesca. A portaria conjunta foi publicada na segunda-feira (6), no Diário Oficial do Estado, com assinatura dos secretários de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Turismo, Pesca e Aquicultura e do presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Conforme o texto, a medida foi determinada devido à alta incidência da utilização de redes de pesca no reservatório em trechos que correspondem à foz dos cursos hídricos. Esses ambientes foram considerados vulneráveis à pressão exercida pela pesca predatória.

A pesca foi proibida em um raio de dois quilômetros dos seguintes pontos:

Um mapa publicado pela portaria mostra os trechos exatos e o raio da proibição

Foram excluídas da proibição:

A proibição imposta pela portaria está valendo. O descumprimento poderá levar os infratores a apreensões e autuações conforme a legislação vigente.

Portal G1 – Globo.com

Sair da versão mobile