Ícone do site Portal Pesca Amadora Esportiva

Cachorras na Reserva do Rio Xingu – Aldeia Arayo (MT)

YouTube video player

Nesse episódio, Ian Arthur de Sulocki realiza uma pescaria de cachorra com isca natural na reserva do Parque indígena no Rio Xingu, nos limites da aldeia Arayo de etnia Ikpeng.


Descrição

Peixe com escamas diminutas; corpo alto e comprimido. A boca é oblíqua com uma fileira de dentes e um par de presas na mandíbula. As presas são tão grandes que a maxila superior possui dois buracos para acomodá-los quando a boca está fechada. Nadadeiras peitorais grandes. Coloração prata uniforme com uma mancha preta alongada atrás do opérculo. As maiores espécies são H. armatus e H. tatauaia que podem alcançar mais de 1m de comprimento total.

Ecologia

Peixe de meia água, ocorrendo em canais e praias de rios, lagos e na mata inundada. Espécie piscívora que ataca presas relativamente grandes, às vezes atingindo cerca de 40-50% do comprimento total do predador. Atinge a primeira maturação com cerca de 27cm de comprimento e a reprodução ocorre de novembro a abril. Realiza migração reprodutiva a grandes distâncias rio acima. Não é importante comercialmente.

Sair da versão mobile