Ícone do site Portal Pesca Amadora Esportiva

Great Amazon World Fishing Rally 2023 será em Goiânia e São Miguel do Araguaia

O Great Amazon World Fishing Rally (GAWFR) retorna ao Brasil após três anos de ausência, e dessa vez os destinos escolhidos foram São Miguel do Araguaia e Goiânia, no estado de Goiás. O evento ocorrerá entre os dias (14) e (16) de julho, com encerramento e premiação programados para o dia (23) de julho.

Uma das propostas do evento é promover a preservação ambiental do Amazonas. O GAWFR não é apenas um torneio de pesca, mas é também um evento com caráter social, cultural e ecológico, sendo uma espécie de aliança entre Goiás e Tóquio, abrindo portas para comércio exterior e oportunidades de turismo.

Um dos grandes diferenciais do GAWFR é que ele será o 2º torneio mundial de pesca do Brasil, acontecendo fora do eixo Rio – São Paulo, mais precisamente no noroeste de Goiás. Duas equipes estarão envolvidas: uma brasileira e outra japonesa, sediada em Tóquio, no Japão. Na 1ª edição do torneio, o Rio Araguaia começou a ser reconhecido como uma parte do Rio Amazônia. Haverá também o 2º torneio de pesca com isca artificial, com a presença do pescador famoso profissional japonês Namiki. Ele tentará fisgar a Piraíba do Araguaia usando isca artificial.

Regras do torneio
Os peixes alvo do rally de pesca serão sete espécies diferente, todos nativos e ícones de peixes Amazônicos. Cada um terá uma pontuação diferente, levando em consideração o grau de dificuldade em relação à captura individual de cada um. O desafio será fisgá-las usando apenas iscas artificiais, num torneio de pesca de resistência, durante cinco dias. O vencedor é determinado pelo total de pontos obtidos, podendo sofrer penalidade se o competidor não conseguir pegar o peixe-alvo especificado.

Haverá 16 pescadores participantes dos seguintes países: Japão, Brasil, Tailândia, Cingapura e Malásia. Tendo participação igualitária entre homens e mulheres. Esta 2ª edição do rally de pesca amazônica pretende ser um evento que promova essa disputa com uma proporção de igual para igual de participantes masculinos para femininos.

A ideia é criar uma competição esportiva, promovendo-a ao mundo. Este torneio é um dos poucos eventos esportivos internacionais liderados por Brasil e Japão. O evento será transmitido através de várias plataformas digitais. Estima-se que mais de 20 milhões de pessoas assistirão ao evento através destes meios de comunicação social.

O GAWFR fará desse 2º evento uma oportunidade para promover a adoção oficial do esporte da pesca como um “esporte olímpico”. O fato de a pesca ser um esporte neutro traz algo que não existe nos outros esportes, ao comparar os requisitos para ser adotado como um esporte olímpico.

2º Great Amazon World Fishing Rally

Sair da versão mobile