Embrapa inaugura piscicultura em reserva indígena Xerente no Tocantins – Portal Pesca Amadora Esportiva Embrapa inaugura piscicultura em reserva indígena Xerente no Tocantins | Embrapa inaugura piscicultura em reserva indígena Xerente no Tocantins – Portal Pesca Amadora Esportiva

Embrapa inaugura piscicultura em reserva indígena Xerente no Tocantins

A Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas/TO) inaugura a primeira parte do Sistema de Produção Integrada de Alimentos na reserva indígena Xerente localizada na Aldeia Cachoeirinha, em Tocantínia (TO). Além da piscicultura, a partir de novembro, haverá o plantio de banana e açaí para comercialização e outras culturas para subsistência daquela comunidade. O trabalho foi financiado por meio de emenda parlamentar do senador Eduardo Gomes (PL).

“Essa demanda chegou para a gente em 2021 quando, por meio do IBAMA, indígenas que trabalham como brigadistas nos procuraram para implantar uma piscicultura no local”, relata a zootecnista Marcela Mataveli, da Embrapa Pesca e Aquicultura, responsável pelo projeto.

Ela conta que, nos últimos anos, houve a redução da disponibilidade de carne de caça e o nível dos rios diminuiu, prejudicando a pesca. “Eles precisavam ter uma fonte de renda e de alimentação. Foi quando pensamos em implantar uma adaptação do Sisteminha da Embrapa e montar um modelo integrado de produção de alimentos mais robusto, o qual apelidamos de Sistemão”, recorda Marcela.

Tanques produzirão 1.200 quilos de peixe
Assim, foram escavados dois tanques de 150 metros cúbicos, onde será produzido inicialmente tambaqui e, posteriormente, caranha. A água dos tanques, contendo os resíduos dos peixes e altamente fertilizada, será utilizada para a irrigação do plantio de banana, açaí e outras culturas para a alimentação dos indígenas. Os tanques têm capacidade de produção de 1.200 quilos de peixe a cada seis meses. Com esse modelo integrado, será possível gerar renda e alimento para a comunidade local.

“Nós temos uma brigada federal brigadista e uma associação dos brigadistas. A gente tem o sonho de tornar a nossa base operacional, onde ficam os brigadistas, numa base autossustentável, com energia solar e produção de alimentos. Queremos comprar o mínimo da cidade e tirar o máximo da nossa terra”, explica o indígena Pedro Paulo Xerente, presidente da associação dos brigadistas de combate a incêndios.

Xerente conta que, nos últimos anos, os indígenas deixaram de comprar praticamente tudo na cidade e passaram a cultivar no local culturas como mandioca, feijão, banana, entre outras. A partir de novembro, novos plantios serão realizados e irrigados com a água da piscicultura. “É um sonho que está se tornando realidade, de termos uma base brigadista totalmente autossustentável, onde poderemos consumir e comercializar o excedente de alimentos”, conclui.

Embrapa Pesca e Aquicultura

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato