Após ataques, prefeitura deve retirar 2.000kg de piranhas de barragem no Piauí – Portal Pesca Amadora Esportiva Após ataques, prefeitura deve retirar 2.000kg de piranhas de barragem no Piauí | Após ataques, prefeitura deve retirar 2.000kg de piranhas de barragem no Piauí – Portal Pesca Amadora Esportiva

Após ataques, prefeitura deve retirar 2.000kg de piranhas de barragem no Piauí

2000 kg de piranhas serao retiradas da barragem do bezerro no Piaui 2Autoridades de José de Freitas pretendem iniciar nesta segunda-feira (3) uma grande pesca a fim de diminuir a população de piranhas da Barragem do Bezerro, situada naquele município. Esta é uma medida tomada que vai se somar com a colocação de mais cem mil alevinos no reservatório a fim de evitar o ataque do peixe carnívoro a seres humanos.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo, Fernando Freitas, a medida já havia sido realizada no ano passado, com bons resultados. “Esperamos pescar pelo menos dois mil quilos de piranha na segunda, terça e quarta que vai ser usado para consumo e também para distribuir para a população”, informa. Ao todo, espera-se que 40 pescadores participem da iniciativa na qual a prefeitura irá providenciar a logística e dará assistência a estes trabalhadores com insumos para as tarrafas e enganchos.

Freitas calcula ainda que a barragem, que foi interditada na última quinta-feira (30), deverá permanecer sem autorização para banhistas e para o uso de barcos de passeio por pelo menos mais trinta dias. Cerca de cem pessoas teriam sido atacadas por piranhas nos últimos meses.

Peixamento Será Realizado
A introdução de alevinos de outras espécies de peixe também está prevista para esta segunda-feira. Devem ser introduzidos tucunarés, que se alimentariam dos filhotes de piranhas, e tilápias que serviriam de alimento para elas.

O Problema
2000 kg de piranhas serao retiradas da barragem do bezerro no PiauiO secretário acrescenta que o que ocorre com a Barragem do Bezerro é algo semelhante ao que se passa com outro importante aquífero piauiense. “Aqui, enfrentamos um problema parecido com o que ocorre com a Lagoa do Portinho: a nossa bacia está degradada, há desvio de água dos rios para barragens particulares, as matas ciliares estão sendo queimadas e estão sendo feitos loteamentos ao longo de toda a bacia. Isso faz com que a água não chegue mais com a mesma intensidade. Estamos há seis anos sem ‘sangrar’, assim, os peixes também não conseguem se deslocar e o cardume de piranhas aumenta”, explica, informando que a bacia da barragem tem uma área total de cerca de 60 km².

O Ministério Público, que determinou a interdição do reservatório, também já está ciente do problema, segundo Fernando Freitas. “Conseguimos mobilizar o MP e entramos contra os proprietários de terra e tentamos bloquear loteamentos para não deixar a barragem morrer. Esse caso das piranhas é até oportuno para chamar a discussão, já que antes ninguém levava a sério”, finaliza.

Cidade Verde.com

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato