Fiscalização apreende cerca de 280 kg de Tucunaré ilegal em Barcelos (AM) – Portal Pesca Amadora Esportiva Fiscalização apreende cerca de 280 kg de Tucunaré ilegal em Barcelos (AM) | Fiscalização apreende cerca de 280 kg de Tucunaré ilegal em Barcelos (AM) – Portal Pesca Amadora Esportiva

Fiscalização apreende cerca de 280 kg de Tucunaré ilegal em Barcelos (AM)

Na tarde desta sexta-feira (23), fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMMA, aprenderam no Porto de embarque e desembarque do Município de Barcelos (AM), 280 kg de Tucunaré-Açu.

A apreensão aconteceu por volta das 16h, quando a equipe de fiscalização chefiada pelo Sr. Benildo França Garcia, com o apoio dos Agentes Ambientais, Sr. Irismar Ramos e o Sr. Sidiney Muniz, flagraram o momento que que os infratores embarcavam em um barco de recreio “Vencedor”, 280 kg de Tucunares (cichla spp e cichla temensis), que possivelmente seriam transportados  para Manaus (AM) para comercialização ilegal.

Os dois infratores,  Agenor e  Gabriel, segundo informou o chefe de fiscalização Benildo Garcia, são reincidentes e já foram flagrados praticando pesca ilegal em outras oportunidades. Eles foram devidamente autuados por crime ambiental de acordo com a Lei Federal 9.605, Lei Estadual 31.151 e a recente Lei Municipal N° 557 que protege e proíbe o abate do tucunaré açú.

A Lei que disciplina o uso dos recursos aquáticos da Apa Mariuá é bem clara quando afirma nos seu art.2, incisos 1 e II que a captura do tucunaré cichla spp e demais espécies pertencentes a sua fauna aquática somente será permitida para subsistência restrita a habitantes do município e destinação exclusiva aos abastecimento das comunidades. Portanto, a cota de 500 kg a qual a lei se refere vale apenas para as espécies popoca e borboleta, e  é exclusiva para abastecimento do município.

Todo o pescado apreendido foi doado à famílias de baixa renda do município de Barcelos (AM).

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato