Força Tarefa apreende 1.600 quelônios durante fiscalização no Rio Negro em Barcelos (AM) – Portal Pesca Amadora Esportiva Força Tarefa apreende 1.600 quelônios durante fiscalização no Rio Negro em Barcelos (AM) | Força Tarefa apreende 1.600 quelônios durante fiscalização no Rio Negro em Barcelos (AM) – Portal Pesca Amadora Esportiva

Força Tarefa apreende 1.600 quelônios durante fiscalização no Rio Negro em Barcelos (AM)

Durante a Operação denominada “Pé de Pincha” (em referência ao Projeto Pé de Pincha) que tinha também o intuito de inibir a pesca ilegal do Tucunaré Açu, realizada nesse domingo (18), cerca de 1.600 quelônios (irapucas) que seriam levados para comercialização no município, foram apreendidos pelos fiscais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMMA, com apoio da Polícia Militar, ABOT (Associação Barcelense dos Operadores de Turismo ) e a Comunidade de Daracuá. A operação aconteceu durante os festejos em homenagem a São José Operário que acontece todos os anos no mês de Março na comunidade.

De acordo com o chefe da fiscalização da SEMMA, Benildo França Garcia, a operação estava a procura de barcos “Geladores de Peixe” denunciados por estarem abatendo  Tucunarés Açú e Paca-Acú (Cichla spp) que passou a ser protegido e tem a sua pesca proibida pela LEI N°557 de 24 de Agosto de 2017, na APA – Área de Proteção Ambiental – Mariuá.

“Recebemos a denúncia de que havia Barcos geladores fazendo a Pesca Predatória do Tucunaré Açu na APA-Mariuá, chegando ao local não conseguimos localizar os barcos geladores e sim barcos de pescadores de Quelônios que também é proibido de acordo com o Art. 29 da Lei de Crimes Ambientais – Lei 9605/98 ”, disse Benildo.

Ainda segundo o chefe da Fiscalização da SEMMA, parte dos quelônios foram soltos no mesmo local da apreensão, e o restante foi solto na Comunidade de Daracuá na presença do Presidente da Comunidade de Daracuá Sr. Gel e comunitários.

Por Barcelos na Net

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato