Ícone do site Portal Pesca Amadora Esportiva

Acidente com produto químico no Porto de Santos (SP) mobiliza equipe do Ibama

Agentes tentam conter vazamento em navio no porto de SantosO Núcleo de Prevenção e Atendimento às Emergências Ambientais – Nupaem do Ibama São Paulo foi acionado para atender um acidente com produto químico no Porto de Santos no último dia 11 de outubro. A embarcação “Capitan San Nicolas” que transportava carga da China para a Argentina, com escala no Brasil, apresentou vazamento em um dos contêineres que carregava o agente biocida, nº ONU 3265, classe de risco 8, utilizado em perfurações de poços de petróleo.

Trata-se de líquido corrosivo, altamente tóxico, e que pode ser fatal se inalado ou absorvido pela pele, apesar de combustível, não se inflama facilmente. O produto estava gotejando, constantemente, do contêiner no convés do navio apresentando risco de segurança da embarcação.

De acordo com a Marinha do Brasil que se reuniu, no navio, com o analistas ambientais do Nupaem/Ibama/SP, representante da autoridade portuária, representantes da carga e do navio, ficou decidido pela autoridade marítima que o navio estava proibido de deixar o Porto de Santos até a retirada da carga vazando, pois só poderia seguir viagem quando tivesse em condições seguras.

A operação finalizou às 00:00h de sábado, resultando na retirada do container que foi acondicionado em carreta de contenção para emergências químicas, e aguardará liberação da Receita Federal para a abertura e transbordo da carga, quando será possível liquidar o vazamento. Após isto, a carga seguirá até a Argentina, inicialmente o país de destino final.

Ascom/Ibama/SP
Fotos: Nupaem/Ibama/SP

http://ibama.gov.br

Sair da versão mobile