Acidente com produto químico no Porto de Santos (SP) mobiliza equipe do Ibama – Portal Pesca Amadora Esportiva Acidente com produto químico no Porto de Santos (SP) mobiliza equipe do Ibama | Acidente com produto químico no Porto de Santos (SP) mobiliza equipe do Ibama – Portal Pesca Amadora Esportiva

Acidente com produto químico no Porto de Santos (SP) mobiliza equipe do Ibama

Agentes tentam conter vazamento em navio no porto de SantosO Núcleo de Prevenção e Atendimento às Emergências Ambientais – Nupaem do Ibama São Paulo foi acionado para atender um acidente com produto químico no Porto de Santos no último dia 11 de outubro. A embarcação “Capitan San Nicolas” que transportava carga da China para a Argentina, com escala no Brasil, apresentou vazamento em um dos contêineres que carregava o agente biocida, nº ONU 3265, classe de risco 8, utilizado em perfurações de poços de petróleo.

Trata-se de líquido corrosivo, altamente tóxico, e que pode ser fatal se inalado ou absorvido pela pele, apesar de combustível, não se inflama facilmente. O produto estava gotejando, constantemente, do contêiner no convés do navio apresentando risco de segurança da embarcação.

De acordo com a Marinha do Brasil que se reuniu, no navio, com o analistas ambientais do Nupaem/Ibama/SP, representante da autoridade portuária, representantes da carga e do navio, ficou decidido pela autoridade marítima que o navio estava proibido de deixar o Porto de Santos até a retirada da carga vazando, pois só poderia seguir viagem quando tivesse em condições seguras.

A operação finalizou às 00:00h de sábado, resultando na retirada do container que foi acondicionado em carreta de contenção para emergências químicas, e aguardará liberação da Receita Federal para a abertura e transbordo da carga, quando será possível liquidar o vazamento. Após isto, a carga seguirá até a Argentina, inicialmente o país de destino final.

Ascom/Ibama/SP
Fotos: Nupaem/Ibama/SP

http://ibama.gov.br

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato