Últimas Notícias

Pescar na Amaz√īnia tem que ser no Kalua Barco Hotel

img_kalua_wellerson-Ir atr√°s dos grandes tucunar√©s da Amaz√īnia √© o sonho de muitos pescadores, por√©m na maioria das vezes n√£o sabemos que caminho seguir para alcan√ßar nosso objetivo maior, uma pescaria de sucesso.

A primeira medida a ser tomada √© a escolha de um operador que realmente conhe√ßa os principais locais de pesca e garanta o m√°ximo de √™xito independente das condi√ß√Ķes das √°guas, pois quem conhece e sabe da responsabilidade em rela√ß√£o a oferecer o melhor, busca sempre √†s melhores alternativas para que o pescador saia satisfeito ao final de sua jornada. Seguindo por esse caminho, embarcamos rumo a Barcelo-AM para uma pescaria de uma semana a bordo do Kalua Barco Hotel.

O Kalua √© um barco que disp√Ķe de todas as qualifica√ß√Ķes necess√°rias para um maior conforto e tranq√ľilidade durante a navega√ß√£o tanto nas quest√Ķes burocr√°ticas em rela√ß√£o a documenta√ß√Ķes e normas de seguran√ßa quanto na qualifica√ß√£o da tripula√ß√£o capacitada para atender o pescador em todos os prop√≥sitos, tanto a bordo do Kalua quanto durante a pescaria.

A embarca√ß√£o conta com o gerenciamento de um trio de peso que pesca no rio Negro e seus afluentes a mais de 10 anos e conhecem tudo sobre os diversos pontos que o barco percorre durante a pescaria; s√£o eles Rodrigo Balbi e Alexandre Arruda que fazem todo o gerenciamento das pescarias realizadas, prestando total apoio e gerenciamento a bordo necess√°rios e Ian Arthur de Suloki, articulista da revista Pesca Esportiva, representante da IGFA no Brasil, diretor da Universidade da Pesca no Rio de Janeiro e apresentador do programa Pesca Alternativa-SBT, que acompanha todas as atividades de pesca prestando apoio e indicando pontos de pesca, isca a serem utilizadas, material mais adequado para o dia, trabalha de isca, dentre outras presta√ß√Ķes de servi√ßos necess√°rias ao pescador a bordo.

img_kalua_rodrigoNossa pescaria desde o in√≠cio j√° foi diferenciada, pois al√©m de pescadores a bordo, nos acompanharam nessa jornada cinco ‚Äúpescadoras‚ÄĚ muito empenhadas e que obtiveram √≥timas capturas nos sete dias de pescaria. Lembrem ‚Äď se meninas que n√£o acompanham seus parceiros nas pescarias, o roteiro do Kalua agrega pescaria e passeio ecol√≥gico, pois durante todo o trajeto √© poss√≠vel avistar araras de todos os tipos, ariranhas, jacar√©s, macacos botos (esses sempre est√£o nos acompanhando para todos os lados) e diversos outros animais da fauna amaz√īnica. O barulho dos p√°ssaros e macacos est√° presente todo o tempo.

N√£o pensem que se trata de uma pescaria perigosa como muitos deduzem, todos os animais em geral assim como n√≥s seres humanos, mantemos uma dist√Ęncia de seguran√ßa e sempre o primeiro a se assustar e se afugentar √© o animal. √Č voc√™ que est√° no espa√ßo dele e n√£o o contr√°rio, sendo assim eles se intimidam com a presen√ßa humana.

Já no dia do embarque o pescador sai no período da tarde após o almoço para realizar o reconhecimento do trajeto e fazer a sua primeira pescaria. Antes de todas as saídas do dia, as voadeiras são equipadas com motor elétrico, motor de popa de 30HP, tanque de combustível completo, tanque reserva para o caso de o percurso se estender, caixa com ferramentas e peças de reposição para o caso de emergências, alicates pega peixe, chumbo, alicate de corte e cooler com água mineral, refrigerantes e cerveja a disposição dos pescadores.

img_kalua_tralhaSua tralha de pesca fica de prontid√£o no solarium, e o ‚Äúpassarinho‚ÄĚ apelido de um dos funcion√°rios do Kalua, na verdade √© um corisco, antes que voc√™ pe√ßa ele j√° coloca seu material na voadeira, afinal o importante √© tudo estar pronto para que voc√™ inicie a pescaria o quanto antes. Na volta voc√™ n√£o precisa se preocupar em retirar sua tralha do barco, o passarinho retira e guarda seu material e novamente no dia seguinte j√° o recoloca para mais um dia de pescaria.

Quando mencionamos diferencial, esse termo faz parte de tudo na pescaria. Os guias que pilotam as voadeiras j√° saem com o trajeto em mente e sempre te levam a lugares produtivos e de uma beleza incompar√°vel.

Nosso destino foi o Rio Demeni e até chegar ao ponto máximo, vamos subindo realizando pescaria em lagoas que se formam ao redor do rio e no próprio canal, assim é possível capturar além dos tucunarés, diversas outras espécies como a pirarara, por exemplo. Nos outros afluentes também há essa possibilidade, então leve seu material de pesca de tucunarés e mais um equipamento para peixes de couro, pois é certeza que você capture pirararas entre 15 a 50 kg.

Fisgamos muitos tucunarés entre 2 kg e 5 kg, considerando que as águas do Demeni e Rio Negro estão próximos de seu limite máximo, é uma produtividade acima do esperado, no geral nosso grupo capturou em média 700 tucunarés, 15 pirararas das quais três escaparam a beira das voadeiras, 1 filhote e peixes como apapás, bicuda, piranhas (média de 3 kg a 5 kg), palmito, olho de gato, corvina, e uma arraia de 30 kg.

img_kalua_pauloO maior tucunaré da viagem agraciou meu parceiro de pesca Paulo Amaral, mas a dona Glória, o Alexandre (Mega), e o Rodrigo também capturaram exemplares de grande porte. Peixes de couro foram de tamanhos e pesos variados, sendo o menor uma pirarara de 5 kg e a maior, outra de 30 kg, porém não muitos já que poucos optaram por esse tipo de pescaria,.

Pescaria no Kalua é parceria e não concorrência. Tive problemas com uma linha de multifilamento para pesca de peixes de couro e o Danilo logo se prontificou a me ceder uma linha de monofilamento para substituir a que estava dando certo problema. Na falta, ou melhor, quando tive todos meus anzóis perdidos para esse mesmo tipo de pesca perdidos em bocas de peixes alheios ou enroscados nas galhadas, tanto o Danilo quanto o Alexandre me cederam alguns anzóis para que eu pudesse continuar a minha pescaria.

Sempre que alguma isca se enroscava por um arremesso mal projetado ou que estivesse presa em algum pau abaixo da água, o Zeca (piloteiro) fazia todo esforço possível para que eu recuperasse a isca, aliás a eficiência foi tamanha, que em sete dias pescando no Kalua, não foi perdida nenhuma isca, o Zeca foi 100%. Lá até a isca viva ou artificial ele coloca para você, a não ser que você insista muito para você mesmo colocar.

Durante os sete dias que passamos no Kalua, a descontração, o atendimento, o respeito, a cordialidade e o companheirismo foram tamanhos que quando chegou ao fim, parecia que estávamos nos despedindo de amigos de longa data. Alêm das fotos

Em todos os dias sa√≠mos para pescar tucunar√©s no per√≠odo da manh√£ e tarde e antes de voltar ao Kalua, faz√≠amos a pescaria de peixes de couro entre as 16:00 e 18:00 Horas. Em todos os dias havia a√ß√£o e belas capturas nas duas modalidades, o que se p√īde perceber foi que se voc√™ n√£o se deu bem em certa ocasi√£o, pode se d√° bem em outra, assim sua satisfa√ß√£o √© completa ou complementada ao fim de cada dia.

img_kalua_amazonia9Caso o pescador opte por ficar todo o dia pescando, o pessoal da cozinha prepara uma refeição para ser levada e o piloteiro prepara o tucunaré na beira do rio para acompanhar, caso contrário, o Kalua estará a sua espera para o almoço onde tivemos a oportunidade de experimentar peixes como pirarara, tucunaré, piranha, tambaqui e pirarucu hora assado, frito, ao molho e tudo muito bem preparado. A culinária por lá é variada, sempre com carnes para os que preferem e peixes da região.

Caso você queira algo que não está sendo servido, é só pedir ao Eder que ele estará pronto para te atender, o cuidado e gentileza são tamanhos que o pessoal da cozinha tenta na medida do possível fazer o que você quer.

Fizemos uma refeição no rio em um dos dias de pescaria e foi sensacional, nada se compara a degustar um tucunaré fresco a beira do rio debaixo de uma árvore em um dia ensolarado.

img_kalua_amazonia5Todos os dias antes do jantar rola um happy hour na sala de TV a fim de agregar todos os pescadores para comentar sobre a pescaria do dia, passar dicas de iscas utilizadas, indicarem locais mais produtivos e se deliciar com os petiscos elaborados como o carpaccio de tucunaré (Esse espetacular) Sashimi de tucunaré, caldo de piranha, iscas de pirarucu frito, caipirinha de caçari, dentre outros que são de muito bom gosto.

img_kalua_amazonia6J√° em um dia em especial, o Kalua prepara um lual em uma praia com decora√ß√£o e churrasco onde rola m√ļsica, bebidas e descontra√ß√£o entre os amigos. S√£o pequenas surpresas como essa que tornam a viagem um passeio especial, quando menos se espera, o pessoal est√° preparando algo para n√£o deixar que o passeio ca√≠a na monotonia.

Se o seu problema é encontrar um parceiro de pesca que o acompanhe nessa viagem, não se preocupe, lá você vai encontrar muita gente legal e companheira. Descobrimos que pescar no Kalua é como pescar com todos seus amigos, faço uma alusão especial ao Danilo, Léo Cury e Bira, que pareciam nossos amigos desde sempre. São pessoas descontraídas, cheias de histórias e experiências e que nos davam boas dicas e faziam questão de saber como foi nosso dia e elogiar nosso sucesso.

Em todos os dias de pesca o Kalua se preocupa no seu bem estar e satisfação, então o que não falta é surpresas agradáveis. Para nossa surpresa, no a sua roupa usada durante o dia pode ser lavada para uso posterior. Isso mesmo, a lavagem da sua roupa suja está inclusa, por isso, não se preocupe em levar muita coisa, leve o necessário e volte com suas roupas em ordem, mas se não for esse o caso, não se preocupe, por maior que seja sua mala, ela é guardada em outro local a fim de dar maior espaço em sua cabine.

img_kalua_tralha2Caso um pescador relate que utilizou alguma isca que você não tenha levado, fale com o pessoal do Kalua que eles disponibilizam algumas iscas para venda a preço de custo, assim você terá garantia que não te faltará nada.

Para voc√™ que est√° procurando um lugar para pescar na Amaz√īnia e algu√©m que o leve, procure primeiro o Kalua Barco Hotel que √© garantia de satisfa√ß√£o completa.

Ficha Técnica

O que você terá a sua disposição no Kalua:

  • Servi√ßos de camareira que arruma sua cabine e recolhe sua roupa suja para ser lavada.
  • Sistema de pens√£o completa (tr√™s refei√ß√Ķes di√°rias) mais tira-gostos e aperitivos. Em uma noite da viagem ser√° realizado um lual com churrasco em uma praia.
  • Bebidas (√°gua mineral com e sem g√°s, refrigerante comum e zero, cerveja, caipirinha) sem limite de consumo.
  • Bebidas destiladas: Para cada grupo, o Kalua fornece de brinde: 03 garrafas de whisky, 03 garrafas de vodka e 03 garrafas de Campari. Vencida essa cota, o barco poder√° fornecer√° tais bebidas somente mediante pagamento pelos interessados.
  • Sal√£o de refei√ß√£o climatizado com TV (via sat√©lite) de plasma de 32 polegadas.
  • Bar (‚ÄúCausos de Pescador‚ÄĚ) climatizado, com TV (via sat√©lite) de Plasma de 32 polegadas, DVD, Som.
  • Sollarium.
  • Barcos de alum√≠nio de 20 p√©s para cada dupla de pescadores, equipados com cadeiras girat√≥rias acolchoadas, plataforma de proa para arremessos, 35 litros de gasolina por dia, motor Suzuki de 30HP, motor el√©trico de 44 lb, equipamentos de seguran√ßa, caixa t√©rmica abastecida com bebidas e lanches, kit de assado e redes para refei√ß√£o na praia ou em clareiras na mata, caso os pescadores n√£o desejem retornar ao Barco Hotel para almo√ßar, e piloto experiente, conhecedor da regi√£o de pesca;
  • Tripula√ß√£o do Barco Hotel composta de Contra-Mestre de Navega√ß√£o, Pr√°tico da Regi√£o, 2 Marinheiros, T√©cnico de Manuten√ß√£o, Cozinheira, Auxiliar de Cozinha, Camareira, Gar√ßom e at√© 8 piloteiros/guias das voadeiras.
  • Tripula√ß√£o do Barco de Apoio “Tempestade” composta de Comandante, Marinheiro e Cozinheiro.
  • Transfer ida/volta do hotel ou aeroporto da cidade de embarque no Kalua.

O que levar ao Kalua:

  • Para pesca de arremesso: varas de 20lbs a 30lbs de 5¬ī6‚ÄĚ a 6¬ī6‚ÄĚ de comprimento, molinetes e carretilhas com pelo menos 90 metros de linha 50lbs de multifilamento, snaps refor√ßados, iscas de superf√≠cie, iscas de sub superf√≠cie e iscas de meia √°gua entre 11 e 20 cm.
  • Para superf√≠cie: iscas de h√©lices, zaras, jumping minnows, poppers, etc.
  • Para meia √°gua e fundo: jigs, colheres, iscas de barbelas curtas e longas e rattlins.
  • Para os grandes bagres: Varas de 60lbs a 100 lbs, molinetes e\ou carretilhas com pelo menos 200 metros de linha entre 0,70 e 1,00 mm de monofilamento ou de 80 a 100 lbs de multifilamento, anz√≥is circulares entre 5/0 e 10/0, al√©m de empates de a√ßo de 80/100 lbs.
  • O Kalua barco-hotel prover√° as chumbadas.

Para contatar e saber mais sobre o Kalua Barco Hotel, procure:

  • OT√ĀVIO CHAVES

Fone: +55 21 22341119 ou +55 21 96326252

otavio@kaluapesca.com.br

  • IAN-ARTHUR DE SULOCKI

Fone: (92) 8199-0641 ou (92) 3228-4862

ian@kaluapesca.com.br

  • ALEXANDRE ARRUDA (MEGA)

alexandre@kaluapesca.com.br

  • ENDERE√áO POSTAL

Kalua Barco-Hotel

Rua Henrique Bastos, n¬ļ 5.553 Bloco 21-B, sala/apart# 403

CEP: 69.049-070 – Manaus-Brasil


Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato