Pesca Esportiva em Ubatuba – Litoral Norte do estado de São Paulo – Portal Pesca Amadora Esportiva Pesca Esportiva em Ubatuba – Litoral Norte do estado de São Paulo | Pesca Esportiva em Ubatuba – Litoral Norte do estado de São Paulo – Portal Pesca Amadora Esportiva

Pesca Esportiva em Ubatuba – Litoral Norte do estado de São Paulo

O município de Ubatuba, localizado no litoral norte do estado de São Paulo, é um dos quinze municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo estado, por cumprirem determinados requisitos definidos por lei estadual.

Ubatuba possui uma orla com mais de 100 praias distribuídas pelo seu litoral entre Paraty (RJ) ao norte e Caraguatatuba (SP) ao sul. Além disso, a cidade possui algumas ilhas, como a Ilha das Couves e a Ilha Anchieta. Esta última possui um presídio desativado, que, no passado, foi utilizado para manter presos políticos; ela pode ser acessada a partir do Saco da Ribeira.

Pontos de pesca em Ubatuba
O município possui diversos pontos de pesca com uma grande variedade de espécies que atraem turistas de diversas partes do país em modalidades diversas, principalmente os adeptos da pesca esportiva, porém é preciso ficar atento as áreas restritas tanto para a pesca profissional quanto a amadora, como é o caso do entorno da Ilha Anchieta que é classificada como área de proteção ambiental.

  • Caisão: Em Itaguá tem o Cais “Pier”, o famoso “Caisão”, normalmente próximo aos pilares. Vá durante a semana pois em fim de semana fica uma galera pulando na água e nadando. O Cais é muito famoso por suas pescarias noturnas.
  • Pesca de Praia: Nas pontas da Praia Vermelha do Centro, do Prumirim
  • Praias Com Rio em Ubatuba: Prumirim, Camburi, Ubatumirim e Puruba. Porém no litoral norte de SP os robalos começam a bater a partir de setembro.

Espécies de Peixes encontrados em Ubatuba
As espécies mais esportivas do mar e de águas salobras têm características próprias que exigem conhecimento para poder fisgá-las.

Pescar no mar, seja na praia, em costões ou embarcado, traz sempre grandes surpresas. Entre as espécies que lá se capturam encontram-se muitas com grande valor esportivo. Como oponentes que oferecem desafios memoráveis.

Anchova
Consideradas pelágicas (ou seja, de passagem, ou não resistentes) atuam desde águas costeiras até o mar aberto. Preferem águas mexidas e temperadas. Normalmente, são facilmente encontradas e capturadas em marés vazantes de luas grandes (cheia ou nova).

Têm comportamento muito predador e muitas vezes atacam pelo puro prazer da atividade.

Betara
Típicos peixes de areia, estão entre os mais procurados em praias. Há dois tipos diferentes de betaras, uma clara, quase branca, e outra mais escura e ambas não crescem muito, chegam ao máximo de um quilo e pouco.

As betaras alimentam-se de minhocas da areia, tatuís, sarnambis e pedaços de camarões e sardinhas.

Espada
Peixe bastante comum que vive em cardumes, em águas da beira-mar, seja em baías, mangues ou estuários, situando-se em profundidades intermediárias que não passam dos 50 metros. São extremamente vorazes, comendo peixes, moluscos, crustáceos, etc. À noite se aproximam mais da costa, em especial das praias.

Em função de seus dentes, todo o cuidado deve ser tomado no seu manuseio.

Garoupa
Entre as mais conhecidas estão as pintadas, são-tomé e comuns. Apresentam segundo a espécie, pesos de três a 50 quilos. Os hábitos se assemelham aos dos badejos. Só são encontradas em fundos rochosos, barcos afundados e estruturas submersas.

Eventualmente, acha-se em estuários de rios com ligação com o mar.

Pampo
Existem de três a quatro espécies distintas no Brasil. Todas são consideradas excelentes para o esporte, pelas características de alta velocidade e resistência. Os menores, pampos galhudos, raramente atingem um quilo. Têm as pontas das nadadeiras dorsal e anal compridas e negras, o que os distinguem das outras espécies.

Valentes, devem ser procurados em faixas de arrebentações de praias e no meio da espuma em costões.

Pargo
Sua pele tem coloração rósea e são encontrados em águas rasas até 200 metros de profundidade. Andam em cardumes, o que facilita pega-los com anzóis de médios para grandes. Os maiores exemplares chegam a quatro ou cinco quilos e você só os pega em pontos distantes da costa, em águas mais profundas.

Acha-se os menores facilmente em ilhas costeiras.

Robalo
O Robalo é um peixe esportivo e muito procurado, sua pesca tem sido praticada intensamente nos últimos anos, principalmente nas regiões próximas aos grandes centros populacionais do país, mas mesmo assim, com um pouco de insistência e conhecimento do local da pesca, ainda se pode duelar com grandes exemplares.

Encontrado com mais facilidade próximo aos canais de água doce.

Tainha
A tainha é um peixe que integra uma família conhecida como mugilídeo. Este animal aquático está disseminado por todo o Planeta; a maioria pode ser inserida no gênero Mugil, mas outros gêneros também se enquadram nesta categoria.

Ele pode ser encontrado principalmente em litorais de clima temperado e tropical, mas alguns vivem igualmente em águas doces.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato