Peixe que se alimenta de sangue é perigo em praias do Rio Tocantins – Portal Pesca Amadora Esportiva Peixe que se alimenta de sangue é perigo em praias do Rio Tocantins | Peixe que se alimenta de sangue é perigo em praias do Rio Tocantins – Portal Pesca Amadora Esportiva

Peixe que se alimenta de sangue é perigo em praias do Rio Tocantins

Um peixe que se alimenta de sangue e é atraído pelo odor da urina pode causar problemas para os banhistas que frequentam as praias do Rio Tocantins. O Candiru, peixe típico dos rios da Bacia Amazônica, penetra no órgão genital e só pode ser retirado por meio de cirurgia. Este ano, quatro pessoas já foram vítimas do Candiru na Praia do Cacau, em Imperatriz.

Conhecido também como peixe vampiro, o Candiru chega a medir até 12 centímetros de comprimento e é confundido facilmente com outros peixes. Só este ano já foram registrados quatro casos de ataque de peixe Candiru a banhistas na Praia do Cacau. O peixe é atraído pela urina e ao entrar pelo órgão genital do homem ou da mulher provoca muita dor e sangramento. Neste fim de semana uma mulher teve que ser levada as pressas para o hospital municipal.

O médico Valberto Cunha de Sousa, do SAMU, diz que depois que o peixe se aloja no aparelho genital sua retirada só é possível por meio de um procedimento cirúrgico. O peixe, que se alimenta de sangue, causa pequenos cortes ao entrar no corpo, que podem provocar uma hemorragia.

O biólogo Marcelo Francisco da Silva, da Universidade Estadual do Maranhão, diz o Candiru é típico da Bacia Amazônica e por isso sempre esteve presente no Rio Tocantins. Segundo ele, existem várias espécies. Todas são parasitas, mas apenas algumas se alimentam de sangue. De acordo com o biólogo não é preciso ter medo de tomar banho no rio, apenas tomar alguns cuidados para evitar se tornar a próxima vitima. “Se a pessoa está vestida com um biquíni ou uma parte de baixo mais apertada, o peixe não vai ter como entrar, ele não irá rasgar o tecido para entrar no canal. Na maioria dos casos em que acontecem a penetração, as pessoas acabam expondo o canal para urinar, o que gera uma porta de entrada para esse peixe”, explica o biólogo.

http://g1.globo.com

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato