Robô solar ajuda pesquisadores a rastrear tubarões brancos – Portal Pesca Amadora Esportiva Robô solar ajuda pesquisadores a rastrear tubarões brancos | Robô solar ajuda pesquisadores a rastrear tubarões brancos – Portal Pesca Amadora Esportiva

Robô solar ajuda pesquisadores a rastrear tubarões brancos

Pesquisadores da Universidade de Stanford desenvolveram um robô movido a energia solar e à propulsão das ondas para rastrear tubarões brancos na costa oeste americana. O aparelho flutuante, que se assemelha a uma prancha de surf amarela, é capaz de identificar a presença do predador dos mares numa distância de até 330 metros.

Além disso, ele capta informações sobre hábitos de deslocamento dos peixes através de sinais emitidos por dispostivos presos nos corpos dos animais previamente marcados pelos cientistas. Os dados são então enviados por satélite para os pesquisadores.

Ao aumentar a capacidade de observação dos oceanos, a tecnologia vai auxiliar os pesquisadores a entender mais sobre a espécie e seu comportamento frente às mudanças climáticas.

No futuro, os cientistas pretendem criar uma rede de dados que abranja todo o país, com “pontos de wi-fi oceânicos” localizados em boias marítimas e por outros robôs de rastreamento.

Confira no vídeo abaixo o lançamento do “robô-surfista”, que ocorreu na última sexta-feira, na costa de São Francisco:

http://exame.abril.com.br

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato