Últimas Notícias

Baleia-jubarte chega no litoral brasileiro em n¬ļ recorde

Se você tem planos de fazer um safári fotográfico atrás das baleias-jubartes no litoral brasileiro, suas chances de encontrar uma pela caminho aumentaram.

Um censo feito pelo Instituto Baleia Jubarte identificou um n√ļmero recorde dessa esp√©cie por aqui. Entre o litoral de Sergipe e o do Rio de Janeiro foi registrado o aparecimento de 11.418 exemplares no ano passado.

A pesquisa anterior, de 2008, tinha registrado o n√ļmero de 9.330 exemplares.

O primeiro levantamento, em 2002, localizou apenas 3.396 animais. A √°rea de pesquisa, por√©m, era bem menor –se estendia da costa da Bahia at√© o Esp√≠rito Santo, em uma regi√£o conhecida como banco de Abrolhos, que √© onde h√° a maior concentra√ß√£o dessa esp√©cie no pa√≠s.

Foi só em 2005 que a busca foi ampliada do Rio Grande do Norte até São Paulo.

O aumento da popula√ß√£o das jubartes nos √ļltimos anos √© visto com bons olhos pelos pesquisadores brasileiros. A esp√©cie foi quase dizimada em √°guas brasileiras ap√≥s os espanh√≥is introduzirem a ca√ßa, no in√≠cio do s√©culo 17. O crescimento se deve √† suspens√£o da ca√ßa, no ano de 1987, e tamb√©m aos trabalhos de conscientiza√ß√£o que v√™m sendo realizados.

Comunidades de pescadores s√£o orientadas a n√£o atuar em √°reas de preserva√ß√£o –onde as baleias, principalmente filhotes, podem se enroscar nas redes e terminar mutiladas ou mortas.

Apesar disso, a presidente do instituto, M√°rcia Engel, diz que as jubartes n√£o est√£o em um ambiente seguro. Elas sofrem ainda com riscos de atropelamentos por embarca√ß√Ķes e enfrentam a escassez de seu principal alimento, um pequeno camar√£o chamado krill.

M√°rcia avalia: “√Č preciso fazer muito mais por esses animais”. O n√ļmero de jubartes hoje, por exemplo, representa apenas 27% da popula√ß√£o original antes da ca√ßa.

As jubartes podem ser vistas na costa brasileira do fim de julho até meados de outubro. Elas vêm até aqui para se reproduzir, depois voltam para a Antártica.

http://www.folha.com.br


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato