Dados sobre impacto da pesca no meio ambiente são pouco confiáveis – Portal Pesca Amadora Esportiva Dados sobre impacto da pesca no meio ambiente são pouco confiáveis | Dados sobre impacto da pesca no meio ambiente são pouco confiáveis – Portal Pesca Amadora Esportiva

Dados sobre impacto da pesca no meio ambiente são pouco confiáveis

Relatórios de diferentes países divulgados nos últimos anos indicam que a atividade pesqueira está caminhando rumo ao equilíbrio ambiental, mesmo com as mudanças climáticas e a poluição das águas.

No entanto, relatos de pescadores ao redor do mundo são conflitantes com os resultados otimistas apresentados pelos dados oficiais. Com as redes voltando do mar cada vez mais vazias, aqueles que tiram do oceano seu sustento vêm afirmando que o sistema marinho não parece equilibrado.

Um estudo divulgado na edição de hoje da revista Science mostra que, nessa discussão, quem está certo são os pescadores: a atividade pesqueira está cada vez mais mirrada e caminha para o colapso.

Depois de analisar dezenas áreas de pesca pouco monitoradas, um grupo de pesquisa internacional constatou que, caso nada seja feito, os oceanos se tornarão grandes vazios de vida. Contudo, existe uma luz no fim do túnel.

Com o monitoramento correto, dizem os especialistas, ainda é possível direcionar os barcos para a rota da sustentabilidade e salvar a economia de comunidades tradicionais e até mesmo de países inteiros que dependem da coleta e venda de peixes.

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato