Últimas Notícias

Plano de incentivo à pesca prevê dobrar produção de pescado do país

O Minist√©rio da Pesca anunciou linhas de cr√©dito especiais, com juros mais baixos, para quem quiser investir na cria√ß√£o de peixe. O governo quer dobrar a produ√ß√£o de pescado at√© 2014. A proposta √© chegar a dois milh√Ķes de toneladas por ano. A meta √© incentivar a implanta√ß√£o de 60 mil tanques em todo pa√≠s.

Nos pr√≥ximos dois anos ser√£o liberados R$ 4,1 bilh√Ķes para a pesca e cria√ß√£o de peixes. O dinheiro deve beneficiar um milh√£o de trabalhadores que dependem do setor. O an√ļncio foi feito pela presidente Dilma Rousseff. ‚ÄúRecursos n√£o v√£o faltar, se esses recursos forem gastos de forma produtiva e efetiva‚ÄĚ, diz.

O governo irá liberar linhas especiais de crédito para os pescadores familiares, criadores e cooperativas, com juros mais baixos variando de 0,5% a 4% ao ano.

‚ÄúOs atuais aquicultores ter√£o condi√ß√Ķes de aumentar a sua produ√ß√£o. S√£o 150 mil no pa√≠s. Nenhum deles foi esquecido‚ÄĚ, diz Marcelo Crivella, ministro da Pesca.

Pescador h√° 20 anos, M√°rio Evangelista, que representa a categoria em Goi√°s, considera a cria√ß√£o de peixes em tanques, desenvolvida em Inaciol√Ęndia, no sul do estado, √© uma forma de melhorar a renda de quem tira o sustento dos rios. ‚ÄúA gente j√° tem na regi√£o v√°rios pescadores com cerca de dois a tr√™s tanques e que deixam para despescar na √©poca do defeso e fazem uma segunda renda. Isso n√£o se resume que vai tirar ele do rio, mas ele ter uma segunda renda que n√£o √© viver de um sal√°rio m√≠nimo agora no per√≠odo do defeso. Porque dificilmente um pescador, ou qualquer ser humano, trata de sua fam√≠lia com um sal√°rio m√≠nimo‚ÄĚ, diz.

O programa prevê ainda assistência técnica para 120 mil famílias que vivem da criação de peixe, investimento em pesquisa e produção de alevinos.

http://g1.globo.com


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato