Plano de incentivo à pesca prevê dobrar produção de pescado do país – Portal Pesca Amadora Esportiva Plano de incentivo à pesca prevê dobrar produção de pescado do país | Plano de incentivo à pesca prevê dobrar produção de pescado do país – Portal Pesca Amadora Esportiva

Plano de incentivo à pesca prevê dobrar produção de pescado do país

O Ministério da Pesca anunciou linhas de crédito especiais, com juros mais baixos, para quem quiser investir na criação de peixe. O governo quer dobrar a produção de pescado até 2014. A proposta é chegar a dois milhões de toneladas por ano. A meta é incentivar a implantação de 60 mil tanques em todo país.

Nos próximos dois anos serão liberados R$ 4,1 bilhões para a pesca e criação de peixes. O dinheiro deve beneficiar um milhão de trabalhadores que dependem do setor. O anúncio foi feito pela presidente Dilma Rousseff. “Recursos não vão faltar, se esses recursos forem gastos de forma produtiva e efetiva”, diz.

O governo irá liberar linhas especiais de crédito para os pescadores familiares, criadores e cooperativas, com juros mais baixos variando de 0,5% a 4% ao ano.

“Os atuais aquicultores terão condições de aumentar a sua produção. São 150 mil no país. Nenhum deles foi esquecido”, diz Marcelo Crivella, ministro da Pesca.

Pescador há 20 anos, Mário Evangelista, que representa a categoria em Goiás, considera a criação de peixes em tanques, desenvolvida em Inaciolândia, no sul do estado, é uma forma de melhorar a renda de quem tira o sustento dos rios. “A gente já tem na região vários pescadores com cerca de dois a três tanques e que deixam para despescar na época do defeso e fazem uma segunda renda. Isso não se resume que vai tirar ele do rio, mas ele ter uma segunda renda que não é viver de um salário mínimo agora no período do defeso. Porque dificilmente um pescador, ou qualquer ser humano, trata de sua família com um salário mínimo”, diz.

O programa prevê ainda assistência técnica para 120 mil famílias que vivem da criação de peixe, investimento em pesquisa e produção de alevinos.

http://g1.globo.com

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato