Chuvas do fim de semana aumentam vazão e nível de rio em Piracicaba, SP – Portal Pesca Amadora Esportiva Chuvas do fim de semana aumentam vazão e nível de rio em Piracicaba, SP | Chuvas do fim de semana aumentam vazão e nível de rio em Piracicaba, SP – Portal Pesca Amadora Esportiva

Chuvas do fim de semana aumentam vazão e nível de rio em Piracicaba, SP

ARio Piracicaba aumentou nível com as chuvas do fim de semana (Foto: Edijan Del Santo/EPTV)s chuvas ocorridas no último fim de semana em Piracicaba aumentaram o nível do rio que dá nome à cidade. Segundo o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (Daee), houve crescimento de 52 centímetros no altura do rio, passando de 1,49 metro para 2,01 metros no último domingo (25). De acordo com as medições do DAEE, a média histórica de altura do Rio Piracicaba nos meses de novembro é de 1,62 metro.

A vazão também aumentou, passando de 80 para 100 metros cúbicos de água por segundo no domingo. Segundo o DAEE, a vazão considerada normal é de 120 mestros cúbidos por segundo.  Apesar do crescimento, a vazão continua abaixo da média história para meses de novembro.

Visualmente, o Rio Piracicaba já apresenta mais volume de água em relação ao maior período de estiagem, em agosto deste ano, quando o rio chegou a ficar 65 centímetros abaixo do nível considerado normal para o período, que era de 2,10 centímetros.

Mesmo com a vazão um pouco abaixo em relação às estatísticas, o DAEE considera o resultado normal. No período de chuvas do último verão, a quantidade de água despejada no rio ficou muito acima dos padrões. “O máximo chegou a 1,2 mil metros cúbicos por segundo no final de 2011”, contou Luiz Roberto Moretti, diretor do DAEE e secretário-executivo dos Comitês das Bacias do Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ).

Para Moretti, o nível do rio e a vazão estão dentro do esperado. “É o normal para esta época do ano”, afirmou. O nível de chuva também acompanha a média histórica. Até esta segunda-feira (26), o índice na cidade é de 144 milímetros de chuva. As estatíticas dos meses de novembro registram cerca de 150 milímetros.

Segundo o diretor do DAEE, o mês de novembro representa o fim do período de estiagem. O nível e a vazão devem subir em dezembro, mas não há uma data específica. “Depende das chuvas. Não há como prever”, disse Moretti.

http://g1.globo.com

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato