Pesquisa avalia o cultivo de tambaqui em tanques-rede recicláveis, no AM – Portal Pesca Amadora Esportiva Pesquisa avalia o cultivo de tambaqui em tanques-rede recicláveis, no AM | Pesquisa avalia o cultivo de tambaqui em tanques-rede recicláveis, no AM – Portal Pesca Amadora Esportiva

Pesquisa avalia o cultivo de tambaqui em tanques-rede recicláveis, no AM

Tambaqui (Foto: Dennis Barbosa/Globo Amazônia)Uma pesquisa realizada no período de novembro de 2011 a abril de 2013, na Comunidade São João, do Lago Tupé, localizada próximo à Manaus, avaliou o cultivo de tambaqui, uma das espécies de peixes mais comercializadas na região, realizada de forma sustentável em tanques-rede produzidos a partir de materiais recicláveis.

O trabalho, de autoria do graduando do curso de Engenharia da Pesca da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Carlos Freire Calafate Ferreira, teve os resultados divulgados no 21º Congresso de Iniciação Científica (Conic) da instituição. “Os tanques-rede são um dos principais sistemas utilizados no desenvolvimento do setor produtivo da piscicultura, neste caso, produzidos a partir de material reciclável, como as garrafas PET, o que baixa o custo e proporciona a inserção direta da comunidade no cenário da produção do cultivo de peixes, garantindo a geração de renda”, explicou.

Carlos Ferreira também destacou que além de avaliar a possibilidade de uma produção mais eficiente do tambaqui para a comercialização, a pesquisa teve a finalidade de levar a piscicultura para a produção familiar da comunidade assistida pelo projeto. “Aquela comunidade já possui produções para a geração de renda, mas o projeto veio para complementar essa renda e contribuir no âmbito social, mostrando à população a importância da consciência ambiental nos sistemas de desenvolvimento produtivo sustentável e a eficácia no cultivo de peixes”, afirmou.

Outro aspecto positivo da pesquisa, ressaltado por Ferreira, está relacionado à biologia do peixe. “O tambaqui já é uma espécie bastante comercializada no cenário amazônico, e com a estrutura de nossa pesquisa, comprovamos que o sistema de tanques-rede contribui de forma significativa para uma melhor e maior produtividade no final do cultivo, além do melhor desempenho do ganho de peso do peixe para a comercialização”, disse.

Segundo Carlos Ferreira, o sistema de tanques-rede é uma das modalidades de cultivo de peixes com alta densidade de estocagem. Trata-se de uma criação intensiva, cujo resultado é uma alta produtividade. Em geral, são estruturas retangulares que flutuam na água e confinam peixes em seu interior.

http://g1.globo.com

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato