Nova carteira de pescadores facilita fiscalização da Polícia Ambiental – Portal Pesca Amadora Esportiva Nova carteira de pescadores facilita fiscalização da Polícia Ambiental | Nova carteira de pescadores facilita fiscalização da Polícia Ambiental – Portal Pesca Amadora Esportiva

Nova carteira de pescadores facilita fiscalização da Polícia Ambiental

Com o seguro recebido em 2011, pescador de lagosta da cidade de Itarema Antônio Ericlaudio (centro) fez a manutenção do barco e reforma na casa. (Foto: Divulgação)O Ministério da Pesca e Agricultura fez várias alterações na carteira de pescador profissional com o objetivo de facilitar o trabalho de fiscalização da Polícia Ambiental. Destinada aos mais de um milhão de pescadores profissionais do país, a nova carteira promete uma tecnologia que facilita o combate à falsificação.

O tenente da Polícia Ambiental, Ernani dos Santos, que representa a região de Bauru, SP, explicou que o pescador que não estiver com a documentação regularizada pode ser multado durante a Piracema, período em que a pesca é interrompida devido à reprodução dos peixes. “Se flagrado sem a carteirinha, o pescador será autuado e pode perder o seguro desemprego”.

A verificação das informações da carteira será obtida de forma instantânea por celulares smartphones e outros meios. A entrega da nova carteira do pescador será feita a partir da assinatura de um protocolo de entrega com dispositivo de segurança contra fraudes. A nova carteira é resistente porque terá validade enquanto o pescador estiver em atividade regular.

Renovação das carteiras
Enquanto a nova carteira não chegar aos pescadores, as antigas terão validade permanente. A entrega das novas carteiras será feita entre o dia 1º de fevereiro de 2013 até o final de janeiro de 2014.

O Ministério da Pesca e Aquicultura firmou termo de cooperação com a Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), que reúne 1.200 colônias de pescadores em todo o Brasil. Desta forma, cada pescador terá acesso à sua carteira na própria colônia a que está afiliado.

No momento da renovação, era necessária a apresentação de seis documentos, a partir de agora serão necessários anualmente apenas dois: um relatório anual de atividades e o comprovante do pagamento da guia da previdência social (GPS). O relatório envolverá o preenchimento, no mês de aniversário do pescador profissional, de um formulário no site do Ministério, a partir de qualquer terminal de computador com acesso à internet.

http://g1.globo.com

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato