Pescadores artesanais recebem motores e embarcação de madeira no RS – Portal Pesca Amadora Esportiva Pescadores artesanais recebem motores e embarcação de madeira no RS | Pescadores artesanais recebem motores e embarcação de madeira no RS – Portal Pesca Amadora Esportiva

Pescadores artesanais recebem motores e embarcação de madeira no RS

 Pescadores artesanais recebem motores e embarcação de madeira A Secretaria Municipal da Pesca entregou, na tarde de terça-feira, 8, quatro motores e uma embarcação de madeira, financiados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), para pescadores artesanais ligados à Associação de Pescadores da Ilha da Torotama.

O ato de entrega contou com a presença do responsável pela pasta, Ederson Silva, e do prefeito Alexandre Lindenmeyer, que ressaltou a importância que o segmento terá no seu governo. “Não mediremos esforços para darmos condições para que a secretaria possa realmente vir ao encontro das necessidades dos nossos pescadores”, disse, ao apontar a necessidade de reestruturação da pasta. Lindenmeyer destacou a hospitalidade do povo da Torotama, o elo afetivo e profissional da sua mãe com a localidade e a disposição do governo em dialogar com o segmento pesqueiro.

Já o novo secretário, que, anteriormente, respondia pela diretoria do Departamento de Pesca, Aquicultura, Quilombolas e Indígenas do governo do Estado, salientou que o objetivo da pasta é estender a ação para outras comunidades pesqueiras do Município e apoiar o acesso ao crédito. “Quem mora na cidade não imagina o quanto um motor desses auxilia no trabalho dos pescadores. Só quem vive da pesca sabe a importância que tem”, disse.

O presidente da Associação de Pescadores da Ilha da Torotama, Paulo Mattos, agradeceu a parceria da Prefeitura e espera que novos projetos sejam viabilizados para a comunidade. Segundo ele, a ilha possui 512 famílias que dependem exclusivamente do segmento pesqueiro. “Na nossa comunidade, 100% dos moradores possuem na pesca o seu sustento”, frisou.

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura (Pronaf) é um programa federal, que financia projetos individuais e coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. O limite de crédito por beneficiário é de até R$ 10 mil, com taxa efetiva de juros de 1% ao ano, com até dois de carência. Participaram da atividade os subprefeitos da Vila da Quinta, João Roque, do Povo Novo, Paulo Acosta, e o vereador Cláudio Costa (PT).

Regularização Fundiária

O prefeito anunciou a expedição de ofício à Caixa Econômica Federal, autorizando a regularização da área de mais de 782 hectares da Ilha da Torotama. Esse documento permitirá que mais de 100 famílias, moradoras do local, possam ter a documentação de seus terrenos e de suas habitações.

Demandas

Joaquim Nunes Caseiro, conhecido na localidade como “Quinzinho”, representante da Associação de Moradores da Torotama, solicitou ao prefeito atenção nas áreas da saúde e infraestrutura. Segundo ele, a manutenção da estrada da Torotama, sobretudo a colocação de saibro, trata-se de uma demanda antiga dos moradores da localidade. O chefe do Executivo acolheu as reivindicações e salientou que irá encaminhá-las para as secretarias competentes.

Inicio

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato