Últimas Notícias

Fiscalização ambiental no Rio Uruguai retira redes de pesca ilegais

Uma ação conjunta de fiscalização ambiental dos órgãos da esfera estadual e federal ocorreu na fronteira oeste do RS (em três etapas) antecipando a Semana Santa (dias 22, 24 e 26/03) com objetivo de coibir a pesca predatória no período de maior procura de peixes, o feriado religioso.

A opera√ß√£o contou com mais de 20 agentes envolvidos de v√°rias institui√ß√Ķes (Ibama, Marinha do Brasil , Pol√≠cia Federal, Minist√©rio P√ļblico Estadual e Brigada Militar). Durante tr√™s dias, foram percorridos trechos do Rio Uruguai entre os munic√≠pios de Itaqui(fronteira Brasil/Argentina) at√© a cidade de Barra do Quara√≠ (fronteira Brasil/Uruguai). Foram percorridos mais de 300 quil√īmetros do rio incluindo os rios tribut√°rios (arroios secund√°rios) e fiscalizados mais de 40 acampamentos de pesca.

Foram realizadas¬† tr√™s autua√ß√Ķes de R$ 1,8 mil e apreendidos mais de 3 mil metros de redes que estavam instaladas de forma ilegal e predat√≥ria ao longo dos rios.

As autua√ß√Ķes foram em decorr√™ncia de captura de esp√©cies protegidas como o dourado e o surubim e a apreens√£o das redes instaladas em locais n√£o permitidos em Lei, como por exemplo, atravessando mais de 1/3 do ambiente aqu√°tico e/ou na foz de rios tribut√°rios do Rio Uruguai.

O material apreendido n√£o retornar√° ao infrator, e ser√° destru√≠do, conforme preconiza o Decreto Federal 6514/2008. A opera√ß√£o foi comandada pelo Escrit√≥rio Regional do Ibama em Uruguaiana, com apoio do Escrit√≥rio de Bag√©. O Superintendente do Ibama/RS Jo√£o Pessoa Moreira Junior destaca que as a√ß√Ķes de fiscaliza√ß√£o de pesca acontecem simultaneamente em todo o Estado: na fronteira, em um rio federal (Uruguai) e no Oceano (e Lagoa dos Patos) como √© compet√™ncia do ente federal.

http://www.ibama.gov.br


Estimulamos o debate suadável. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato