Fiscalização ambiental no Rio Uruguai retira redes de pesca ilegais – Portal Pesca Amadora Esportiva Fiscalização ambiental no Rio Uruguai retira redes de pesca ilegais | Fiscalização ambiental no Rio Uruguai retira redes de pesca ilegais – Portal Pesca Amadora Esportiva

Fiscalização ambiental no Rio Uruguai retira redes de pesca ilegais

Uma ação conjunta de fiscalização ambiental dos órgãos da esfera estadual e federal ocorreu na fronteira oeste do RS (em três etapas) antecipando a Semana Santa (dias 22, 24 e 26/03) com objetivo de coibir a pesca predatória no período de maior procura de peixes, o feriado religioso.

A operação contou com mais de 20 agentes envolvidos de várias instituições (Ibama, Marinha do Brasil , Polícia Federal, Ministério Público Estadual e Brigada Militar). Durante três dias, foram percorridos trechos do Rio Uruguai entre os municípios de Itaqui(fronteira Brasil/Argentina) até a cidade de Barra do Quaraí (fronteira Brasil/Uruguai). Foram percorridos mais de 300 quilômetros do rio incluindo os rios tributários (arroios secundários) e fiscalizados mais de 40 acampamentos de pesca.

Foram realizadas  três autuações de R$ 1,8 mil e apreendidos mais de 3 mil metros de redes que estavam instaladas de forma ilegal e predatória ao longo dos rios.

As autuações foram em decorrência de captura de espécies protegidas como o dourado e o surubim e a apreensão das redes instaladas em locais não permitidos em Lei, como por exemplo, atravessando mais de 1/3 do ambiente aquático e/ou na foz de rios tributários do Rio Uruguai.

O material apreendido não retornará ao infrator, e será destruído, conforme preconiza o Decreto Federal 6514/2008. A operação foi comandada pelo Escritório Regional do Ibama em Uruguaiana, com apoio do Escritório de Bagé. O Superintendente do Ibama/RS João Pessoa Moreira Junior destaca que as ações de fiscalização de pesca acontecem simultaneamente em todo o Estado: na fronteira, em um rio federal (Uruguai) e no Oceano (e Lagoa dos Patos) como é competência do ente federal.

http://www.ibama.gov.br

Google News


COMPARTILHE:



Estimulamos o debate amistoso. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Portal Pesca Amadora. Mensagens consideradas ofensivas serão excluidas automaticamente. Dúvidas e perguntas acesse a página de contato